top of page
Buscar

PepsiCo é certificada por uso de frota verde no transporte de cargas


Imagem de Marco Pinto / PepsiCo Divulgação
Imagem de Marco Pinto / PepsiCo Divulgação

Contando com uma frota de caminhões sustentáveis, movidos a gás e também elétricos, a PepsiCo Brasil, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, acaba de receber o Selo Verde em Transporte de Carga no nível “Gold”, integrando um grupo seleto de empresas com foco na transição energética e redução de emissões.

A certificação do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), gerido pelo Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), é direcionada a transportadores, embarcadores e operadores logísticos que protagonizam a sustentabilidade nas atividades logísticas por meio de abordagem ESG, adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e soluções para atingir emissão líquida nula de carbono em suas atividades.

“Essa é uma conquista muito relevante para o nosso trabalho e reflete a preocupação da PepsiCo com as pessoas e o planeta. Como donos de uma das maiores frotas próprias do setor de bens de consumo, buscamos adotar soluções que impactem cada vez menos o meio ambiente, desenvolvendo métodos que respondam aos desafios de maneira economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente responsável. O selo nos mostra que estamos no caminho certo”, diz Anderson Pinheiro, diretor de Transportes da PepsiCo Brasil.

Atualmente, a frota que opera para a empresa tem cerca de 4 mil veículos, entre caminhões pesados, médios e leves, além de automóveis. Em 2024 foi adquirido o primeiro caminhão semipesado elétrico de distribuição no Brasil, do modelo Scania P230 B6X2, fabricado na Suécia.

Este caminhão possibilita reduzir a 0% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em comparação a um caminhão movido a diesel, tem 10 toneladas de capacidade de carga e 200 km de autonomia.

A empresa conta ainda com 170 caminhões movidos a GNV e outros veículos elétricos, e desde 2023, cerca de 20% de todos os veículos adquiridos devem ser a gás ou elétricos.

Por meio de inovações como uso de energia renovável, instalação de painéis solares, uso de material reciclado na carroceria e outras iniciativas, a PepsiCo visa uma redução de GEE em mais de 40% até 2030 (linha de base de 2015), com o objetivo de atingir emissões líquidas neutras nas operações globais até 2040.

Comments


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page