“Sono e direção” é o foco das atividades dos órgãos de trânsito de todo o Brasil no Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho.
Por Portal do Trânsito e Mobilidade
Por Assessoria de Imprensa | Publicado 24/07/2024 às 15h00
A privação do sono representa um risco grave para os condutores profissionais.
Foto: myper para Depositphotos
Tempo de reação aumentado, atenção reduzida e irritabilidade. A privação do sono representa um risco grave para os condutores profissionais, afetando a segurança, pois aumenta a probabilidade de acidentes graves de trânsito.
Estima-se que 40% dos brasileiros sofram de algum distúrbio de sono, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma estatística especialmente preocupante para quem tem a direção como profissão. De acordo com o neurologista Victor Macedo, dormir bem não deve ser uma exceção, tem que ser uma regra tanto para condutores de veículos de passeio quanto para os profissionais.
“Quando estamos cansados, nosso tempo de reação aumenta, nossa atenção no trânsito é reduzida e os riscos de sinistros crescem. Em uma profissão em que um segundo conta, é fundamental priorizar o sono”, afirma Macedo, médico especializado em neurologia pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE).
“Sono e direção” é o foco das atividades dos órgãos de trânsito de todo o Brasil no Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho. Entre as recomendações, para não sofrer de privação do sono estão dormir o tempo adequado durante a noite e realizar avaliações médicas mais frequentes para garantir que os motoristas estejam em condições ideais de saúde.
Atividades para motoristas
Atento às necessidades da categoria, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) iniciou nesta segunda-feira (22), com o curso de Direção e Pilotagem Defensiva, uma série de atividades em alusão ao Dia do Motorista Profissional, e o Dia Nacional e Internacional do Motociclista, comemorado no dia 27 deste mês.
A superintendente de Educação para o Trânsito do Detran, Sonály Bastos, ressalta a importância dessas atividades.
“O motorista profissional e o motociclista precisam ter atenção redobrada no trânsito. É fundamental pensar na segurança de todos para que a segurança viária seja eficaz. Eles precisam estar atentos aos passageiros, aos pedestres, aos ciclistas e aos outros condutores, sempre o maior cuidando do menor. Por isso, estamos instruindo e atualizando a categoria sobre as condutas corretas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro”, explica.
Commentaires