Buscar

PIX nos pedágios: estados estudam implantação do sistema nas estradas

Fonte: Edital Concursos Brasil

16/03/2022


Fonte da Imagem: Banco de Imagens/ Pixabay

O PIX está chegando também aos pedágios brasileiros. Uma facilidade que pode melhorar a experiência dos motoristas que estão sempre na estrada e muitas vezes precisam sacar dinheiro para pagar o pedágio. É a tecnologia trazendo mais agilidade e tranquilidade para quem está nas rodovias.


O uso do sistema está em pauta. Muitos estados brasileiros já se organizam para adotar o sistema PIX nos pedágios. É o que vem acontecendo no Rio de Janeiro. A Câmara Municipal criou um projeto de lei que busca implantar o PIX nas estradas municipais.

PIX nos pedágios


Hoje, no Brasil, os estados de Mato Grosso e Espírito Santo já contam com o sistema PIX nos pedágios. No Mato Grosso, por exemplo, o sistema já funciona desde 2021. A facilidade aos poucos deve atingir também outras regiões do país.


No Rio de Janeiro, um projeto de lei para usar o PIX nos pedágios da Linha Amarela e do corredor Presidente Tancredo Neves foi aprovado na Câmara e agora depende de sanção do prefeito Eduardo Paes.


Quando o assunto é a abrangência do PIX no Brasil inteiro, alguns projetos de lei também já propõem essa facilidade. Alguns estão no Senado. Pelos textos, além do PIX, as empresas de pedágio deveriam aceitar também outras formas de pagamento para facilitar o processo aos motoristas.


Afinal de contas, muita gente sequer saca dinheiro com a grande quantidade de opções digitais disponíveis nos dias de hoje. Os textos seguem em análise e votação em todo o Brasil. E a expectativa é que mais estados passem a aderir o PIX nos pedágios.