Pontes na BR-364/RO passam por reabilitação após detecção de falhas
- Fenatac Comunicação
- 11 de jun.
- 2 min de leitura
Por Portal Be News
Atualizado em: 10 de junho de 2025 às 16:14
Da Redação

DNIT aplica reforço extradossado em travessias sobre os rios Candeias e Jacutinga
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou os serviços emergenciais de reabilitação das pontes sobre o Rio Candeias e o rio Novo (também conhecido como Rio Jacutinga), ambas localizadas na BR-364/RO, no município de Candeias do Jamari, em Rondônia. As intervenções estruturais abrangem três travessias e marcam a aplicação inédita da tecnologia extradossada — semelhante às pontes estaiadas —, reforçando a segurança e prolongando a vida útil das estruturas.
As ações foram definidas após inspeções técnicas constatarem falhas nas duas pontes sobre o Rio Candeias, situadas no km 693 da rodovia. A estrutura mais antiga, construída há cerca de 60 anos, foi interditada integralmente. Desde então, o fluxo foi desviado para a ponte mais recente, inaugurada em 2009, onde foi implantado o sistema de tráfego em meia pista, com operação de “Pare e Siga”, ainda em vigor.
Na fase atual, mais de 20 operários atuam diretamente no interior do caixão da ponte mais nova — no sentido Porto Velho para Vilhena da rodovia. A atividade é considerada estratégica para viabilizar a retomada do tráfego em duas pistas com segurança total aos usuários. Em outras frentes, equipes trabalham em serviços de armação, carpintaria, terraplenagem, montagem do canteiro central e abertura de caminho de serviço para entrada de equipamentos de grande porte.
Segundo o superintendente regional do DNIT em Rondônia, André Lima dos Santos, o comprometimento das estruturas é resultado do desgaste ao longo de décadas. “A ponte antiga sofreu perda de rigidez devido à fluência do concreto, um fenômeno comum em estruturas antigas submetidas a cargas repetidas. Já a ponte nova pode ter sido afetada por recalque associado à erosão provocada por dragagens no leito do rio”, explicou.
Tecnologia inédita e peças sob medida
O projeto de reabilitação foi desenvolvido por um consultor pós-doutor em estruturas e prevê o uso de cabos externos de aço para reforço das superestruturas — solução inovadora no Brasil. “Vamos reaproveitar os pilares existentes e reconstruir praticamente toda a parte superior das pontes. Essa será a primeira vez que Rondônia contará com uma ponte extradossada”, ressaltou o superintendente.
As obras já foram contratadas e começaram com a montagem de plataformas e a retirada de interferências nos tabuleiros. Componentes específicos, como barras de ancoragem e chapas metálicas anticorrosivas, estão sendo fabricados em São Paulo, devido à indisponibilidade desses insumos no estado. Cerca de 80% dos materiais já chegaram a Rondônia; o restante está em transporte, com prioridade logística.
Comments