top of page
Buscar

Presidente Francisco Pelucio prestigia cerimônia de entrega da Medalha JK

POR IMPRENSA | MAR 9, 2023 | EVENTOS, NOTÍCIAS

Aconteceu ontem a cerimônia de entrega da Medalha JK, concedida pela CNT, que homenageou 13 personalidades pelos serviços prestados ao setor de transporte. O presidente Francisco Pelucio participou da cerimônia, juntamente com o vice-presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, e representantes de entidades de todo o Brasil.

A Medalha JK é o símbolo maior do reconhecimento dos transportadores brasileiros àqueles que doaram talentos, competências e esforços pessoais pela melhoria do setor no Brasil. Instituída em 1991, tem como patrono o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília e um dos principais incentivadores do desenvolvimento do Brasil.

O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, foi o grande homenageado. Ele é senador por Minas Gerais, e presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional (2021-2022 e 2023-2024). Foi deputado federal por Minas Gerais de 2015 a 2019, tendo sido presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados, entre 2017 e 2018.

Na oportunidade, o presidente da CNT, Vander Costa, parabenizou todas as mulheres pelo dia 8 de março e afirmou que é uma grande honra entregar a Medalha JK, em sua categoria máxima, ao senador Rodrigo Pacheco. “Com um trabalho marcado pelo amplo diálogo com diferentes segmentos da sociedade, o presidente do Congresso Nacional demonstra o seu reconhecimento ao valor do setor de transporte, e tem atestado, por meio da sua atuação assertiva, que a atividade transportadora é absolutamente estratégica para o desenvolvimento pleno do Brasil”, afirmou.

Ao receber a Medalha JK, Pacheco destacou o trabalho da CNT, que, por meio do transporte e da infraestrutura, vem contribuindo para o desenvolvimento do país. “Para mim, é muito importante esse reconhecimento e me sinto honrado, pois retroalimenta a minha responsabilidade e os meus propósitos para termos um Brasil melhor e mais desenvolvido.” O presidente do Congresso Nacional também enfatizou que receber tal honraria – que leva o nome de Juscelino Kubitschek, que é uma de suas grandes inspirações como político, e foi alguém que integrou e desenvolveu o Brasil em um curto espaço de tempo – é um orgulho ímpar. “Recebo a homenagem e também a Agenda Institucional de Transporte e Logística de 2023 ciente de que o Senado deve ser um agente de desenvolvimento do Brasil. E essa pauta não será possível sem a contribuição da CNT”, concluiu.

O presidente Pelucio ressaltou o trabalho desenvolvido pelo homenageados, “A NTC&Logística reconhece o trabalho desenvolvido pelos homenageados, temos acompanhado o quanto a dedicação em contribuir com os assuntos que são importantes para o desenvolvimento do transporte de cargas tem sido olhado com atenção por cada um deles ao longo dos anos, o que faz todo sentido esse reconhecimento. Agradeço pelo apoio de cada um e parabenizo a CNT, em nome do presidente Vander e sua diretoria, pelo excelente evento”.

Confira os outros agraciados com a Medalha JK

  • Grande Oficial

Rafael Vitale

Mestre em Engenharia de Transportes pela Beijing Jiaotong University, possui MBA em Gestão Pública, em Engenharia Ferroviária e em Finanças. Atualmente, é diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Já foi subchefe adjunto executivo da Subchefi a de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República e gerente de projetos da Assessoria Especial de Assuntos Institucionais e Internacionais do Ministério da Infraestrutura.

Vanderlei Macris

Foi deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Além disso, foi autor do Fórum São Paulo Século XXI, que culminou na criação do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), referência na criação de políticas públicas. Está no quarto mandato de deputado federal e foi relator da Comissão Especial da PEC que instituiu o Voto Aberto para perda de mandato. É autor da emenda que desonerou a folha de pagamento de 117 setores da economia que mais empregam. É membro de duas Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e Comissão de Viação e Transportes.

Elzio Alecrim

Empresário e sócio fundador da empresa Edlopes Transportes de Cargas Ltda. e sócio fundador e diretor-presidente da empresa Ednave Participações Ltda. Fundou a COOAPIR (Cooperativa Mista Agropecuária de Iranduba) e foi presidente do Sindarma (Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas) entre 1997 a 2003. Participou da criação da Abani (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior), em 1984, e da concepção da Fenavega (Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária), no ano de 1988.

Valter Luís de Souza

Bacharel em engenharia civil pela UnB (Universidade de Brasília), é especialista em Ferrovias pelo IME (Instituto Militar de Engenharia); em Transportes pelo IFIT (Instituto Internacional de Formação de Transporte), na Bélgica; e em Gestão Avançada de Empresa pelo IESE (Business School em Barcelona, na Espanha. Natural de Angical do Piauí (PI), é diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e membro do Conselho de Administração da Tora Transportes Industriais. Anteriormente, foi diretor comercial da ALL – América Latina Logística S/A, diretor comercial da MRS Logística S/A e diretor-presidente da Tora Transportes Industriais.

Jean Paul Prates

Senador da República, eleito em 2015, e, atualmente, é presidente da Petrobras. Foi membro da Assessoria Jurídica da Braspetro (Petrobras Internacional), no fi nal da década de 1980. Ele fundou a primeira consultoria brasileira especializada em petróleo e participou da elaboração da Lei do Petróleo. Também foi o redator do Contrato de Concessão ofi cial brasileiro e do Decreto dos Royalties.

Hugo Leal Melo da Silva

No serviço público desde 1991, foi secretário de Administração Pública e Reforma do Estado, de 1999 a 2002; presidente do Departamento de Trânsito (Detran/ RJ), de 2003 a 2005; e secretário de Justiça e Direitos Humanos, de 2005 a 2006, do Governo do Rio de Janeiro, antes de ser eleito para a Câmara dos Deputados, para onde foi eleito, consecutivamente, desde 2006; e, em 2022, foi reeleito para o seu quinto mandato. No Legislativo, suas prioridades têm sido segurança viária, transporte e infraestrutura, administração, gestão pública, orçamento e segurança pública. Em 2023, licenciou-se para assumir a Secretaria de Energia e Economia do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

  • Oficial

Milton Zanca

Presidente da Fresp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) e sócio-diretor administrativo da Zanca Transportes Ltda. Também preside o Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região).

Marcelo de Holanda Maranhão

Graduado em Administração e natural de Fortaleza (CE), é presidente do Setcarce (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Ceará). Também é vice-presidente da CS Log (Câmara Setorial de Logística da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará). É membro do Conselho Deliberativo do Sebrae (CE), diretor institucional da Fetranslog (NE) e diretor estatutário da Seção de Transporte Rodoviário de Cargas da CNT.

Edvaldo Baptista

Edvaldo Barreto Neves Baptista Filho. Sócio-diretor da Comércio e Navegação e Batista Ltda., foi diretor-presidente do Sindicato das Agências de Navegação de Pernambuco, de 2017 a 2020; membro representante da Classe Empresarial no Conselho de Administração do Porto do Recife S/A, de 2015 a 2018; diretor-presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de Pernambuco, de 2009 a 2012.

Rui Costa

Natural de Salvador (BA) e graduado em economia pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), é o atual ministro da Casa Civil. Foi o 51º governador da Bahia, entre 2015 e 2022. Foi secretário da Casa Civil da Bahia, de 2012 a 2014, e deputado federal de 2010 a 2012 e em 2014. Foi vereador por Salvador, de 2005 a 2007; secretário de Relações Institucionais da Bahia, de 2007 a 2010; e diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, de 1984 a 2000.

Brig. do Ar André Luiz Fonseca e Silva

Graduado em Segurança e Defesa Hemisférica pelo Colégio Interamericano de Defesa, em Washington (EUA), foi diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero. É mestrando em Segurança Hemisférica pela Anep (Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos), no Chile. Também foi piloto presidencial, assessor da Aeronáutica da Presidência da República e chefe de Assessoria da Aeronáutica da Presidência da República.

Paulo Cesar Rodrigues

Presidente do Instituto Mar e Portos (Imapor) e despachante aduaneiro, sendo sócio diretor-presidente da Phether Log Serviços Marítimos Ltda., da Pheterborker's Assessoria Portuária e Aeroportuária Ltda. Atualmente, é o diretor tesoureiro da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar) e, também, cumpre seu segundo mandato como diretor da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar).

Comments


bottom of page