Buscar

Programa incentiva cultivo sustentável de soja no Cerrado

Fonte: Diário do Comércio

26/01/2022



Até o dia 9 de fevereiro estão abertas as inscrições para o 3º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado (PSSC) – fomentando o empreendedorismo e a inovação para a produção livre de desmatamento. Com dez startups selecionadas entre 122 inscritos no primeiro ano do programa, o terceiro ciclo priorizará propostas que gerem valor à conservação da vegetação nativa em propriedades rurais na região do Cerrado.


O programa é o resultado da parceria entre o Land Innovation Fund e a AgTech Garage, com apoio estratégico da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – e conta com recurso inicial de cerca de R$ 2,2 milhões para apoio às startups, com a possibilidade de aumento de receita a partir da entrada de novos parceiros interessados em apoiar o ecossistema de inovação pela sustentabilidade do agronegócio.


Bioma que ocupa 22% do território brasileiro, o Cerrado perdeu 8.351km2 de vegetação nativa no período de agosto de 2020 a julho de 2021, o equivalente a cinco vezes e meio o tamanho da cidade de São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O aumento de 7,9%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, é o maior do bioma desde 2015.


A combinação de terras férteis, disponibilidade de água e relevo plano faz do Cerrado – em especial do Matopiba, fronteira agrícola entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Oeste da Bahia – uma região com elevado potencial para o agronegócio, em particular para o plantio de grãos, e aponta para a necessidade de buscar soluções de inovação em favor do desenvolvimento agrícola sustentável.


“Mais do que nunca, é necessário cuidar da terra para colher bons resultados – econômicos e socioambientais –, expandindo o entendimento de que a inovação pode ser uma aliada da agricultura na busca pela sinergia entre produtividade e sustentabilidade”, afirma Carlos E. Quintela, diretor do Land Innovation Fund.


Para ampliar o portfólio de soluções de inovação, o 3º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado incentiva a participação de iniciativas que contribuam para conservar, restaurar ou ampliar a área de vegetação nativa na cadeia produtiva da soja, através de mecanismos financeiros que gerem receita a partir da floresta em pé; de iniciativas que reduzam o desmatamento e os riscos indiretos causados por ele; o desenvolvimento de serviços ambientais (carbono, água), o uso sustentável da terra e ferramentas de monitoramento do solo.