top of page
Buscar

Projeto de lei quer que todos os veículos tenham marcadores de combustível mais precisos

31/03/2021

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados nessa semana passa a exigir, se aprovado, que todos os veículos novos nacionais passem a contar com marcadores de combustível que ofereçam maior precisão para leitura.


De acordo com o texto, em vez do tradicional ponteiro e as marcações de meio tanque, um quarto de tanque e etc., os novos marcadores terão que expressar a quantidade exata de combustível no tanque, em litros, ou em unidade volumétrica que apresente maior precisão.


O projeto de lei 1.105/2021 é de autoria do Deputado Federal Giovani Cherini (PL/RS), que destacou, na justificativa do projeto, que a falta de precisão dos marcadores de combustível é incompatível com o atual estágio de desenvolvimento tecnológico da indústria, e ainda expõe o motorista a riscos desnecessários.


De acordo com o deputado, no mercado de peças existem marcadores de combustível que mostram de forma precisa a quantidade de combustível no tanque, mas que a instalação tem que ser feita pela “conta e risco” do proprietário, alterando características originais do veículo.


“Se há disponibilidade tecnológica acessível ao consumidor final, há razões para crer que a indústria automotiva tem acesso a esses equipamentos”, disse o deputado.


O projeto ainda destaca que o sistema mais preciso vai evitar que o abastecimento do veículo seja fraudado em postos, que podem usar artifícios para colocar menos litros no tanque e cobram a mais.


O texto segue para análise nas comissões da Câmara, e não tem previsão de data para ser aprovado ou rejeitado.

bottom of page