top of page
Buscar

Projeto que obriga criação de pontos de apoio para motoristas caminhoneiros é aprovado em São Paulo

por imprensa ago 16, 2023, Notícias, Outros

Foto: Blog do Caminhoneiro

Foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, no último dia 08 de agosto, o Projeto de Lei 391 / 2023, de autoria do deputado estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos), que torna obrigatória a instalação de pontos de apoio para caminhoneiros e ajudantes nos estabelecimentos que recebam ou despachem mercadorias por meio de caminhões.

De acordo com o texto, as empresas deverão oferecer pontos de apoios aos motoristas, com acesso a sanitários, sala de espera ventilada, equipada com bebedouro e rede wi-fi.

Segundo o deputado Vitão do Cachorrão, estes profissionais necessitam de pontos de paradas de descanso adequados, com banheiros limpos, com possibilidade de um banho, além de estruturas para acolher motoristas mulheres.

“Atualmente o motorista quando chega no cliente para carregar e descarregar o caminhão, só é permitido a entrada do mesmo, devido as exigências da gerenciadora de risco que assegura a carga e também do próprio dono do produto. Ocorre que em várias situações, os motoristas viajam em dupla, com mais um motorista extra ou também com esposas, que muitas vezes acompanham a rotina de trabalho do marido como uma companhia em determinadas situações. Ora, tanto o ajudante como a esposa ficam aguardando fora do pátio por horas, já houve casos de aguardarem mais de 24h em situação bastante constrangedora, sem banheiro disponível, sala de espera adequada e o mínimo de segurança possível, ficando expostos a situações de roubos, furtos e até sequestros”, destacou o deputado.

Comments


bottom of page