Renan Filho reafirma entrega da nova ponte JK ainda neste ano
- Fenatac Comunicação
- 20 de fev.
- 2 min de leitura
Por Portal Be News
20 de fevereiro de 2025 às 13:17
Da Redação

Ministro dos Transportes mostra maquete da obra e garante que a reconstrução da ponte será concluída até o fim do ano
O ministro dos Transportes, Renan Filho, divulgou em suas redes sociais um vídeo apresentando a maquete da nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que irá conectar novamente as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Durante a publicação, Renan Filho reafirmou o compromisso do governo federal de entregar a obra até o fim de 2025, destacando o andamento dos trabalhos.
As obras de demolição da antiga estrutura já começaram, com a implosão realizada em 2 de fevereiro. O ministro garantiu que a fase de remoção de materiais está sendo conduzida com baixo impacto ambiental, assegurando a melhor qualidade para a nova construção. Ele também enfatizou que, após a demolição, será iniciada a obra de construção da nova ponte.
“Após o colapso da antiga ponte, nossa prioridade sempre foi garantir uma solução definitiva e segura para a região. A nova ponte será mais moderna e robusta, preparada para suportar o tráfego de forma eficiente. O trabalho já começou, e vamos seguir com tudo para entregar a obra ainda este ano”, disse o ministro.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até a última semana, cerca de 7 mil toneladas de concreto e ferro já haviam sido retiradas do local. O material removido está sendo aproveitado nos acessos provisórios para facilitar o transporte das máquinas e materiais necessários para a construção da nova ponte.
Enquanto as obras seguem, um sistema temporário de travessia foi montado com o uso de balsas. O DNIT contratou uma nova empresa para operar o transporte de pedestres e veículos, com três balsas e quatro reboques para caminhões e outras duas balsas para veículos menores.
A reconstrução da ponte será realizada por um consórcio formado pelas empresas Construtora A. Gaspar SA e Artes LESTE Construções Limitadas, com um contrato de quase R$ 172 milhões. As obras principais devem começar logo após a remoção de uma parte do concreto remanescente.
Comments