Rodovias de Goiás terão Robodog para inspeção e limpeza de bueiros
- Fenatac Comunicação

- 1 de set.
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Portal Be News
30 de agosto de 2025 às 11:43
Da Redação

Tecnologia inédita vai mapear sistemas de drenagem, identificar falhas estruturais e permitir ações preventivas e corretivas
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) vai adotar uma tecnologia inédita para a manutenção da malha rodoviária estadual: o uso de robôs na desobstrução de redes de drenagem pluvial em rodovias. A iniciativa marca uma modernização nos métodos de conservação das vias e busca garantir mais eficiência, segurança e durabilidade às estruturas.
O novo modelo de trabalho consiste no mapeamento e diagnóstico completo do sistema de drenagem, por meio de vídeo inspeção robotizada. As primeiras rodovias contempladas são a GO-070, no trecho entre Goiânia e Itaberaí, e a GO-060, da capital até Trindade. Ambas foram escolhidas por apresentarem pontos críticos relacionados à drenagem, sobretudo em períodos de chuvas intensas.
Segundo o presidente da Goinfra, Pedro Sales, a implantação da tecnologia vai trazer resultados concretos para a trafegabilidade e segurança dos usuários. “Esse é um serviço novo que o estado implanta na conservação rodoviária. Com os dispositivos de drenagem funcionando bem, podemos evitar transbordo, danos e prejuízos à trafegabilidade da malha. Com isso, a gente protege a rodovia e garante mais segurança mesmo sob intensas chuvas”, afirmou.
O processo contará com ferramentas de alta precisão e recursos avançados, incluindo o uso de robôs capazes de detectar interferências estruturais. Entre eles, está o Robodog, que permite inspeções detalhadas e formulação de relatórios técnicos completos. As etapas de execução envolvem vídeo inspeção robotizada, utilização de hidrojato de ultra pressão para limpeza e remoção de resíduos, e desobstrução de bueiros e galerias.
A expectativa é de que os serviços reduzam e previnam alagamentos causados por redes de drenagem obstruídas, identifiquem falhas estruturais com exatidão e permitam tanto ações corretivas quanto preventivas, assegurando melhorias contínuas para o tráfego nas rodovias estaduais.
Sales detalhou o funcionamento da operação. “Primeiro, é feita uma sucção do assoreamento do dispositivo de drenagem e, após ser limpo e desobstruído, entrará em campo o Robodog, que fará um relatório de condição estrutural, apontando exatamente onde pode haver uma fissura, um rompimento que demande uma intervenção da Goinfra para vai salvar esse dispositivo de drenagem”, explicou.
A escolha dos primeiros trechos a receber a tecnologia levou em conta levantamentos técnicos realizados pela Goinfra, que analisaram tanto o histórico de alagamentos quanto vistorias recentes em campo, nas quais foram identificados bueiros obstruídos. Cada operação de desobstrução pode variar em duração, indo de duas horas até uma semana, a depender das condições locais.
O contrato do serviço terá validade de um ano e prevê investimento superior a R$ 34,4 milhões.







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