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São Paulo adota padrão internacional para segurança rodoviária

Por Portal Be News

26 de fevereiro de 2025 às 12:58

Da Redação


O contrato de concessão do Lote Paranapanema terá uma duração de 30 anos e promete beneficiar diretamente 13 municípios da região sudoeste do estado de São Paulo. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
O contrato de concessão do Lote Paranapanema terá uma duração de 30 anos e promete beneficiar diretamente 13 municípios da região sudoeste do estado de São Paulo. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Projeto do Lote Paranapanema prevê investimento de R$ 4,7 bilhões e melhorias tecnológicas para reduzir acidentes


A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) de São Paulo, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), está preparando o lançamento do edital para a concessão de 282,3 quilômetros das rodovias que integram o projeto Lote Paranapanema. A expectativa é que o edital seja lançado em abril deste ano, com o objetivo de promover melhorias na segurança viária e no tráfego, utilizando a metodologia iRAP (International Road Assessment Programme).

A metodologia iRAP é amplamente aplicada em diversos países e visa avaliar e classificar a segurança das rodovias com base em indicadores internacionais. Ela adota um conjunto de quatro protocolos, que incluem mapeamento de riscos, acompanhamento de desempenho, classificação das estradas por estrelas e a implementação de um plano de investimentos para a criação de estradas mais seguras. O objetivo é reduzir acidentes, melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança para motoristas e pedestres.

Para atingir esses objetivos, o projeto Lote Paranapanema prevê intervenções estratégicas nas rodovias, como a instalação de sinalização aprimorada, iluminação LED nas áreas urbanizadas e em dispositivos como passarelas e pontos de ônibus, além de dispositivos de segurança viária, como barreiras, defensas e sonorizadores, especialmente em áreas de maior tráfego. O sistema de segurança também será reforçado com a instalação de câmeras de circuito fechado de TV (CFTV) ao longo de toda a extensão do trecho concedido, permitindo uma intervenção rápida em casos de incidentes.

Além da cobertura de 100% por CFTV, o projeto prevê o uso de painéis de mensagens variáveis, que serão instalados ao longo das rodovias para informar os motoristas sobre condições de tráfego, alertas de incidentes e outras atualizações importantes. O sistema de comunicação sem fio também será ampliado, melhorando a conectividade entre as áreas urbanas e os centros de controle, o que ajudará a aumentar a eficiência das operações e a gestão do tráfego nas rodovias.

Outro ponto importante da concessão é o investimento de R$ 4,7 bilhões, com a construção e ampliação de faixas adicionais, acostamentos, passarelas e a instalação de postes de pesagem dinâmicos. O contrato de concessão terá uma duração de 30 anos e beneficiará diretamente 13 municípios da região sudoeste do estado de São Paulo: Angatuba, Bernardino de Campos, Buri, Campina do Monte Alegre, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Itaí, Itapetininga, Ourinhos, Paranapanema, Piraju e Tejupá.

O projeto também visa proporcionar melhorias nas condições de saúde e segurança com a criação de postos de atendimento pré-hospitalar, ambulâncias e caminhões guinchos. As medidas, combinadas com o investimento em tecnologia e infraestrutura, prometem transformar a região em um modelo de segurança viária no estado. A iniciativa busca melhorar o tráfego e proporcionar uma experiência mais segura e fluida para os motoristas, além de contribuir para o crescimento econômico das cidades atendidas.


Conectividade


Além disso, o projeto prevê melhorias na conectividade rodoviária da região, com a implantação de novos acessos, interseções e a modernização de infraestruturas viárias já existentes. A proposta inclui ainda a implementação de dispositivos para controlar o tráfego pesado, garantindo que os veículos de carga não comprometam a segurança das vias e proporcionando condições melhores de trafegabilidade para todos os usuários. Essas mudanças são vistas como um avanço crucial para a região sudoeste de São Paulo, trazendo benefícios econômicos e sociais de longo prazo.

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