Scania atualiza tecnologia de caminhões e reduz consumo em 2%
- Fenatac Comunicação
- 15 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

Foto: Divulgação/Scania
Caminhões Scania equipados com as tecnologias de Controle de Cruzeiro preditivo e com a caixa de câmbio Scania Opticruise, estão recebendo um novo sistema de softwares, que obtém uma redução média de 2% no consumo de combustível.
A Scania ampliou a capacidade computacional do sistema de controle do motor e câmbio, e usa algoritmos mais inteligentes e dados de mapas totalmente atualizados.
“Com esta introdução, elevamos o Scania Opticruise e o nosso sistema de controle de cruzeiro preditivo a um nível novo e ainda mais inteligente. Nossos clientes agora podem escolher com alta precisão exatamente o que esperam que seus caminhões – ou motoristas – priorizem, o menor consumo possível ou a maior velocidade média possível”, diz Stefan Dorski, vice-presidente sênior e chefe da Scania Trucks.
O sistema de controle de cruzeiro preditivo usa mapas topográficos para gerenciar subidas e descidas com mais precisão, utilizando aceleração e marchas corretas em qualquer situação.
A ideia geral do sistema é evitar todos os tipos de frenagens desnecessárias, sempre buscando usar a marcha ideal sem trocas de marchas frequentes e, aproveitar a energia cinética dos caminhões, aproveitando, por exemplo, a banguela.
“Empregar esses ‘truques’ pode parecer simples na teoria, mas na realidade é uma enorme quantidade de parâmetros que devem ser considerados e processados para alcançar um resultado ideal. Os nossos engenheiros conseguiram tornar o sistema muito mais inteligente, tornando-o capaz de tomar decisões mais precisas e fiéis às intenções do condutor”, diz Julian Kurzawscki Modro, Diretor de Indústrias e Aplicações da Scania Trucks.
Um caminhão Scania preparado para viagens longas é normalmente equipado com até três modos de desempenho: Economia, Padrão, Potência.
Além disso, cada modo de desempenho pode ser definido em três níveis diferentes (definidos no painel de instrumentos).
“Um motorista que está configurado para economizar o máximo possível de combustível escolheria Economia e nível 3, o que diria ao caminhão que o motorista pode aceitar que a velocidade caia bastante e por mais tempo do que antes ao atingir o topo de uma colina. Mas muitas vezes a velocidade média ainda será a mesma, já que o caminhão agora poderá rodar de forma ecológica com a marcha em ponto morto por um período muito mais longo. Essa configuração pode não ser utilizável o tempo todo, como no trânsito intenso. Mas a questão é que o motorista pode priorizar muito mais”, diz Kurzawscki Modo.
Os motoristas não precisam ir para as configurações mais avançadas para economizar combustível. Além disso, uma escolha mais moderada – como o modo Padrão no nível 2 – ainda ofereceria maior economia em comparação com as versões anteriores do sistema.
“O aumento do poder computacional e os novos algoritmos mais avançados sempre farão a diferença. Os motoristas experimentarão uma adaptação de velocidade mais dinâmica, totalmente alinhada com sua intenção definida e com as condições reais da estrada e do tráfego. O caminhão vai buscar e entregar conforme a vontade do motorista”, diz Kurzawscki Modro.
Todos os caminhões Scania (com algumas raras exceções) encomendados agora com a funcionalidade de controle de cruzeiro preditivo receberão automaticamente a nova versão.
Os caminhões Scania existentes podem ser atualizados em uma concessionária Scania, desde que tenham o trem de força Super, apresentado em novembro de 2021 na Europa e em 2022 no Brasil.
Comments