A Scania anunciou hoje, em parceria com a empresa Sender Technologies GmbH, um dos principais gerenciadores digitais de fretes rodoviários, a criação da empresa Juna, uma joint venture que visa ampliar o acesso das transportadoras aos caminhões elétricos na Europa.
A Juna foi fundada na Alemanha, com um modelo inovador de aluguel de caminhões elétricos. Os transportadores interessados pagam o quanto usarem, os seja, por fatores como quilometragem das viagens e peso transportado.
Isso reduz o custo de aquisição dos caminhões elétricos, que chegam a ser três vezes mais caros do que modelos similares movidos a diesel.
Dentro da locação pelo sistema desenvolvido, os transportadores tem acesso aos caminhões, reparos e manutenção, serviços de análise e outros.
Além do sistema inovador de cobrança, a Juna também vai trabalhar para otimizar as estratégias das transportadoras e rotas para maximizar a autonomia dos caminhões.
Ao eliminar os riscos associados à adoção de caminhões elétricos e ao simplificar as operações, a Juna desempenhará um papel fundamental na redução das emissões de carbono e no avanço da transição para transportes com baixas emissões.
O primeiro caminhão da Juna já roda na Europa, alugado pela empresa FMCG, na região de Stuttgart, em rotas equivalente a modelos a diesel.
Comments