top of page
Buscar

SEST SENAT: qualificação eleva excelência no setor de transportes

23/11/2022 7:00,atualizado 23/11/2022 17:57

Cursos e serviços são gratuitos para profissionais da área e são oferecidos a preços acessíveis para dependentes e o restante da comunidade

O setor de Transportes é um dos pilares da economia do país, um elemento primordial para o desenvolvimento. Quanto maior a capacidade produtiva de uma nação, maior a logística para atendê-la. Além dos produtos que precisam ser entregues dentro e fora do território nacional, o segmento é movimentado por aqueles que contribuem com a força de trabalho. Mais de 2,3 milhões de pessoas são empregadas pela área por 164 mil empresas no Brasil, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Tanta demanda exige uma qualificação constante e de qualidade para esses profissionais tão necessários para fazer o país andar. Esse é um dos propósitos do Sest Senat, que busca transformar a realidade dos trabalhadores do transporte contribuindo para elevar a competitividade por meio da educação profissional e da promoção da saúde e da qualidade de vida.

E uma das realidades que está prestes a mudar é a de Aline Gomes Mesquita, 34 anos, que trabalha como cobradora em uma empresa de transporte público do Distrito Federal desde 2014. Ela conta que está empolgada para realizar um desejo antigo graças a um curso exclusivo para mulheres na Escola de Motorista. “Busquei o curso para me aperfeiçoar e me tornar qualificada para o mercado de trabalho, pois tenho o sonho de me tornar motorista. Hoje, prestes a me formar, tenho mais conhecimento. O curso atendeu minhas expectativas e foi muito bem executado pelos profissionais do Sest Senat”, garante.

A futura motorista está estudando na unidade de Samambaia do Sest Senat. Hoje, o espaço conta com cerca de 150 cursos ativos e, do início de 2022 até o atual momento, já foram beneficiados 15 mil alunos e mais de 330 mil horas/aula foram ministradas.

“São serviços considerados básicos, que o trabalhador de transportes teria muita dificuldade de acesso, faria de forma precarizada ou não faria. Então, a forma que ele sai daqui é fantástica. Essa parte social que nós fazemos pelos trabalhadores é de fundamental importância para a vida deles.”

Assim que o trabalhador firma vínculo com uma empresa do ramo de transportes, já tem direito aos serviços do Sest Senat sem taxa ou cobrança. Importante ressaltar que dependentes e a comunidade em geral também têm acesso por preços mais acessíveis que os praticados pelo mercado convencional.

A diretora da unidade de Luziânia, Átila Lopes, destaca que um grande diferencial do sistema é a possibilidade de os beneficiários serem atendidos em qualquer lugar do Brasil. Ela dá o exemplo de um caminhoneiro de estrada, que muitas vezes pode precisar dos serviços em diferentes lugares. Para esse profissional, buscar o Sest Senat do local por onde está passando pode fazer toda a diferença.


Além disso, a estrutura de excelência é ponto comum de destaque daqueles que estão inseridos e usam o sistema. “Temos profissionais altamente qualificados e capacitados. A maioria, por exemplo, tem doutorado. Estamos sempre de portas abertas para receber todos: trabalhadores do transporte e comunidade em geral”, enfatiza Lopes. Castro completa que todos os materiais usados também são de qualidade, pois querem prestar um atendimento que resolva as demandas, seja durável e não gere retornos desnecessários.


Serviços

O Serviço Social do Transporte (Sest) busca reforçar as práticas de prevenção de doenças e melhorar a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores do transporte, dos dependentes, bem como da comunidade. Isso é feito por meio dos serviços de odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, esportes, entre outros. Além disso, tem como objetivo orientar os profissionais do setor sobre a importância de uma alimentação saudável, dando dicas de saúde simples que podem ser incorporadas com facilidade ao dia a dia daqueles que passam longos períodos longe de casa.

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) oferece capacitações, tanto aquelas obrigatórias por lei para aqueles que atuarão no setor como aquelas extras demandadas pelas empresas para aperfeiçoamento dos profissionais. Pelo Senat, ainda, os participantes do programa Jovem Aprendiz fazem a capacitação obrigatória sem custo para empresas do setor.


As unidades, espalhadas pelo Brasil, possuem alas com equipamentos de última geração, climatizadas e com capacidade para receber apresentações, treinamentos e palestras institucionais. Esses espaços estão disponíveis para locação para apresentações, treinamentos, palestras e eventos.


SEST SENAT

Unidade Samambaia

Endereço: QR 420, Conjunto 8, Lote 1, Samambaia Norte – Samambaia (DF) Telefone: (61) 3458-9200

Unidade Luziânia

Endereço: R. Rio de Janeiro, Quadra 03, Vera Cruz – Luziânia (GO) Telefone: (61) 3603-3000

bottom of page