
A China tem sido um importante celeiro de novas ideias para o setor de transportes, especialmente no que diz respeito à redução da emissão de poluentes. Recentemente, a Shacman apresentou um novo caminhão, batizado de X6000 580 LNG HPDI, que funciona com uma mistura de diesel e gás natural.
De acordo com a imprensa chinesa, esse é o caminhão mais potente do mundo que funciona com dois combustíveis diferentes.
O motor opera com uma mistura de gás natural e diesel, que são injetados simultaneamente nos cilindros, com uma proporção de 95% gás e 5% diesel. O diesel gera a ignição do combustível, que dispensa o uso de velas de ignição, e o caminhão continua funcionando em Ciclo Diesel, com explosão por compressão.
A tecnologia foi desenvolvida pela Cummins-Westport e Volvo, mas as fabricantes têm potências limitadas a 500 cavalos com essa configuração.
O motor desse caminhão é um Weichai WP14DI.580E621HPDI (Euro 6) de 13,5 litros de cilindrada e 6 cilindros, com potência máxima de 580 cv, e torque de 2.600 Nm. Apesar da potência ser semelhante em comparação com modelos diesel, levando em consideração a relação potência/torque, o motor é mais de 20% superior a caminhões a gás, mesmo consumindo muito mais gás que diesel.
A Shacman destaca que esse motor consome praticamente a mesma quantidade de combustível que um caminhão a diesel, mas emite muito menos poluentes.
Comentarios