Supergasbras começa a usar caminhões bicombustível no Rio de Janeiro
- Fenatac Comunicação
- 26 de mar.
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A Supergasbras está utilizando, em um programa de testes, caminhões que funcionam com dois tipos de combustível misturados. De acordo com a empresa, desde agosto de 2024, a empresa opera um projeto piloto com quatro caminhões movidos a uma mistura de diesel e biogás – dois para o transporte de GLP envasado e dois para o transporte a granel.
Atualmente, esses veículos correspondem a 0,6% da frota pesada da empresa e os primeiros resultados já apontam uma economia média de 15% no consumo de combustível. Além disso, a expectativa é que cada caminhão reduza entre 15% e 30% das emissões de CO₂.
“Se os testes confirmarem a viabilidade da tecnologia, o plano é expandir o projeto para mais 10 caminhões em 2025, elevando a participação dessa solução para 2% da frota pesada. No entanto, a disponibilidade de biogás nos postos ainda é um desafio para uma adoção em larga escala. Por isso, seguimos diversificando as opções de combustível, avaliando diferentes tecnologias para tornar nossas operações cada vez mais sustentáveis”, explica Priscila Maziero, Gerente de Biocombustíveis e Sustentabilidade da Supergasbras.
A introdução do caminhão a diesel/biogás aconteceu em apenas um ano e meio após a companhia ter colocado em circulação o primeiro caminhão elétrico para transporte de GLP a granel do mundo. Em dois anos, a adoção dessa tecnologia já resultou em uma redução média de 2 toneladas de CO₂ por mês, além de benefícios como menor custo de manutenção em comparação aos veículos a diesel.
Além do impacto ambiental, a transição para veículos sustentáveis também gera ganhos operacionais, com uma economia estimada de 24% no custo total por caminhão, considerando menores gastos com diesel, manutenção e aluguel dos veículos.
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