top of page
Buscar

Suzano começa a usar caminhão elétrico para 120 toneladas no Espírito Santo

Imagem de Suzano


A empresa Suzano está iniciando o uso de um caminhão elétrico de alta capacidade em parceria com a empresa VIX Logística. Batizado de Atlas, o caminhão será operado na unidade da Suzano em Aracruz, no Espírito santo, e é o primeiro caminhão elétrico do país a ter capacidade máxima de tração para 120 toneladas.

Os primeiros testes começaram a ser realizados no final do mês de maio. O caminhão será operado dentro das operações regulares de transporte da Suzano em Aracruz, o que marca um avanço significativo na transição energética da frota utilizada no transporte de celulose.

O teste com veículo elétrico tem potencial para reduzir em até 20% a emissão de poluentes no trajeto entre a fábrica e o Portocel, terminal por onde a produção é exportada.

“A parceria com a VIX Logística é estratégica para nós, e esse teste representa um marco em nossos esforços para impulsionar a inovação em nossas operações. Acreditamos que essa iniciativa abre caminho para soluções de transporte mais limpas e eficientes”, afirma Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de Excelência Operacional da Suzano.

Os caminhões elétricos convencionais, para operações rodoviárias, tem capacidade em torno de 40 toneladas, somando o peso do caminhão, implemento e carga. O modelo de 120 toneladas representa um avanço considerável em relação a isso.

O bruto elétrico foi desenvolvido a partir de um chassi Mercedes Benz modelo Axor 3344, que passou por um processo de adaptação para operar com propulsão elétrica. Graças às baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), o veículo pode economizar até 8.300 litros de diesel por mês e evitar a emissão de cerca de 21 toneladas de CO2.

Elias Alves, diretor da VIX e responsável pelo VIVA – VIX Veículos Autônomos, vertical de negócios que desenvolveu o caminhão elétrico “Atlas”, destaca que a iniciativa está alinhada à cultura inovadora da empresa:

“Ter um drive de inovação dentro da empresa nos permite testar soluções criativas e arrojadas. A adoção de tecnologias eficientes e sustentáveis é uma grande tendência do mercado, e a VIX se destaca nesse movimento, mantendo-se na vanguarda do setor de logística”, explica.

A partir de agora, a autonomia do veículo, assim como seu desempenho operacional, será cuidadosamente monitorada durante os primeiros meses, com a intenção de expandir a alternativa para outras operações da empresa.


Comments


bottom of page