Por Portal Be News
28 de fevereiro de 2025 às 11:09
Da Redação

Geraldo Alckmin, Rui Costa, Silvio Costa Filho e Márcio França reforçam a importância da obra para o desenvolvimento do país
O lançamento do edital para a construção do Túnel Santos-Guarujá foi celebrado como um marco histórico pelos ministros do Governo Federal. Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a obra representa a concretização de um compromisso com o desenvolvimento do país. Já o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a importância do empreendimento para a mobilidade e a economia, enquanto o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou os impactos positivos para o Porto de Santos e para a geração de empregos. O edital foi lançado na última quinta-feira (27), em evento realizado no Parque Valongo, em Santos (SP), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de diversas autoridades.
Durante a cerimônia, Alckmin relembrou que, quando assumiu o governo paulista em 2011, o projeto previa uma ponte, e que sua gestão foi responsável por avançar com estudos e licenciamentos. “Fizemos o projeto executivo, o EIA-RIMA, o licenciamento ambiental, faltava a parceria do governo federal. E o presidente Lula traz hoje essa grande promoção para a gente finalmente ter o túnel”, afirmou. Ele também ressaltou a melhoria na travessia entre Santos e Guarujá: “A travessia, que hoje leva 20 minutos, vai ser reduzida a menos de dois minutos. Vai passar a pé, de bicicleta, de moto, de carro, de caminhão, de ônibus e o VLT”. O vice-presidente destacou ainda que a obra vai beneficiar tanto o transporte de passageiros quanto o escoamento de cargas, reforçando a importância da iniciativa para o setor produtivo.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou a importância da colaboração entre governos para viabilizar obras de grande impacto social e econômico. “Aqui, nós estamos projetando que país queremos”, afirmou. Ele destacou que projetos como o túnel estimulam a qualificação da mão de obra e o desenvolvimento tecnológico. “Estamos sinalizando para essa juventude: acreditem, apostem, porque o povo brasileiro, com fé em Deus, não permitirá jamais que alguém que não pense nesta nação, nas relações federativas, possa tentar a qualquer tempo interromper nossa democracia”, acrescentou. Costa também mencionou que o projeto faz parte de um esforço mais amplo do governo federal para investir em infraestrutura de transporte, promovendo crescimento sustentável e geração de empregos.
Logística
Já o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a relevância da obra para o setor logístico. “Essa obra vai trazer dignidade às comunidades, vai ajudar a mobilidade urbana, vai gerar empregos e renda e fortalecer o Porto de Santos, o maior porto público da América Latina”, afirmou. Segundo ele, o leilão para escolha da empresa responsável pela construção está previsto para agosto. “Em agosto estaremos juntos, batendo o martelo para a maior obra do Brasil e do setor portuário brasileiro”, garantiu. Costa Filho também enfatizou que o túnel será um diferencial para a modernização do Porto de Santos, permitindo maior eficiência no transporte de mercadorias e redução de custos logísticos para empresas que operam na região.
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, também esteve presente no evento. Nascido na Baixada Santista e ex-titular da pasta de Portos e Aeroportos, ele lembrou do passado de lutas do Porto de Santos e parabenizou todos que se dedicaram para que o túnel se torne uma realidade.
Comentarios