Imagem de Volvo Trucks / Reprodução
Grandes caminhões utilizam sistemas de freios a ar, que funcionam com ar comprimido, e, nesse tipo de freio, também chamado de pneumático, há um atraso de tempo de resposta, após o motorista apertar o pedal e as rodas efetivamente serem desaceleradas.
Algumas pessoas dizem que o freio é acionado, nas rodas, de trás para frente, com a última carreta freando primeiro, o que não é verdade. Para explicar bem como acontece isso, o Engenheiro Rubem Penteado de Melo fez um vídeo, demonstrando na prática o atraso, que acontece em décimos de segundo.
Como citado, todos os caminhões modernos usam sistemas de freios pneumáticos, que usam ar comprimido por um compressor acoplado ao motor e que é armazenado em tanques ao longo do chassi.
Quando o motorista pisa no pedal de freio ou usa os manetes do painel, um sistema de válvulas libera esse ar para o sistema de freios. Depois, o ar comprimido é direcionado para os atuadores de freio, que podem ser de tambor ou disco, que fazem com que as lonas atuem e reduzam a velocidade do caminhão por meio de atrito.
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