Tocantins projeta se tornar hub logístico do Brasil Central até 2045
- Fenatac Comunicação
- 16 de mai.
- 2 min de leitura
Por Portal Be News
Atualizado em: 16 de maio de 2025 às 12:45
Gabriela Lousada

Secretário Carlos Humberto apresentou os projetos estruturantes para o estado durante o segundo dia do Fórum Tocantins Export
O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Carlos Humberto Duarte, afirmou durante o segundo dia do fórum Tocantins Export, que a meta do governo é posicionar o estado como um grande hub logístico e produtivo do Brasil Central até 2045. “Queremos ser um vetor de exportação de produtos com maior valor agregado, trabalhando pela verticalização das cadeias produtivas e geração de emprego e renda no Tocantins”, afirmou.
Entre os destaques da apresentação desta sexta-feira (16), que traçou um panorama dos principais desafios e perspectivas da infraestrutura no Tocantins, o Carlos mencionou que ocorreria a assinatura, ainda hoje, de um termo de regime especial para a primeira beneficiadora de minério no território tocantinense. A iniciativa é vista por ele como um marco no esforço do governo de deixar de exportar commodities in natura e agregar valor à produção local.
O representante do Estado também destacou projetos estruturantes como a navegabilidade plena da hidrovia Araguaia-Tocantins, com a construção de eclusas em Estreito e Lajeado, além do avanço nos processos de alfandegamento e na instalação de portos secos e um ambiente logístico multimodal. “Queremos que tudo seja originado 100% a partir do Tocantins, daqui para o mundo”, ressaltou.
Outro ponto citado foi a busca por atrair investimentos em tecnologia limpa e logística 4.0. O estado disputa com outras unidades da federação a instalação de empresas voltadas à produção de caminhões elétricos e soluções inovadoras para transporte e armazenagem.
O secretário finalizou reforçando que as metas estão previstas no plano local de estrutura exportadora e no Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), que será mantido como política de Estado até 2045. “Estamos construindo um ambiente de negócios competitivo, seguro e atrativo para que investidores se juntem a nós na realização desse grande sonho que chamamos de Tocantins”.
コメント