Fonte: G1
26/01/2022
O trânsito foi liberado nesta terça-feira (25) na TO-239, no trecho entre Presidente Kennedy e Itaporã, no centro-norte do Tocantins, após mais de 10 dias de interdição. O local estava bloqueado desde 11 de janeiro quando foi feita a explosão de uma rocha que bloqueava o trajeto original da estrada. A Agência Tocantinense de Obras (Ageto) informou que terminou a retirada dos detritos e a compactação do solo fofo.
A detonação foi necessária porque a pedra obrigava motoristas a fazerem um desvio por dentro de propriedades particulares. Os moradores contam que quando a estrada foi aberta, os trabalhadores encontraram a rocha enquanto diminuíam uma descida íngreme.
Só que ao invés de retirar a pedra foi feito o desvio. O resultado foi um caminho que aumentou a distância e também é cheio de pedras e buracos. Para os veículos de carga, o desvio acrescentava mais de 30 km na viagem.
A Ageto disse que agora trabalha no revestimento primário e no patrolamento dos 30 km da estrada entre as duas cidades. O andamento destas obras depende da intensidade das chuvas, por isso ainda não há prazo para entrega. Quem trafega pela região deve ficar atento para a presença de trabalhadores na pista.
"Como choveu muito nos últimos dias, a liberação da rodovia demorou um pouco mais do que o previsto, pois o trabalho de recomposição do solo no local da rocha necessitava de alguns dias de sol", explicou o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues.
Σχόλια