Por FENATAC Comunicações
17/11/2021
Foto: Divulgação
Teve início nesta terça (16) o Programa de Treinamento e Aperfeiçoamento de colaboradores, capacitação de motoristas realizada pela URBAN – Mobilidade Urbana de Anápolis em parceria com o SEST SENAT. A ação visa atualizar os colaboradores e transportadores.
Ao todo serão 30 dias de treinamento, nos quais os participantes serão qualificados com os seguintes cursos do SEST SENAT:
- Relacionamento Interpessoal e Ética no Trabalho
- Atualização de Direção Defensiva
Neste período a empresa pretende rever com os colaboradores todos os procedimentos internos e a prática para que possam vivenciar como é estar no lugar de pessoas com deficiência e menos favorecidos no trânsito, tal como pedestres e ciclistas.
No período da tarde são realizadas aulas práticas de Direção Defensiva, com um grande diferencial: a inversão de papéis. Neste momento os motoristas passam por várias simulações e se veem no lugar de deficientes físicos e visuais, além de assumirem o papel de pessoas com dificuldades de locomoção e de ciclistas. Dessa forma eles sentem na pele as dificuldades vividas por essas pessoas.
Já a parte teórica vem sendo ministrada pela manhã e aborda assuntos sobre a importância do Sistema de Transporte Público na sociedade e um panorama geral sobre a situação do transporte coletivo em Anápolis.
Também neste momento é abordado princípios de excelência de atendimento ao cliente, urbanidade e segurança, com a presença de um palestrante que aborda assuntos sobre o bem-estar físico e emocional dos colaboradores, relacionamento interpessoal e ética no trabalho.
Ainda, faz parte do escopo do programa um curso de direção defensiva, com exemplos reais que ocorrem no dia a dia do motorista de ônibus em Anápolis (fazendo jus ao Código de Trânsito Brasileiro) e instruções sobre os procedimentos internos da operadora
Atuante desde 2015, a URBAN – Mobilidade Urbana de Anápolis possui 100% da frota aferida pelo programa Despoluir, também do SEST SENAT, e possui o selo em todos os seus veículos.
Comments