Por Comunicação Fenatac | 25/09/2024
Foto: Prefeitura Municipal de Porto Murtinho - MS | Portal da Rota Bioceânica.
Uma imensa linha de conexão, uma grande estrada, interligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Esse é um sonho antigo na América Latina, que foi discutido nos tempos do império, atravessou o século XX e chegou aos dias de hoje.
Estamos falando da ROTA BIOCEÂNICA, em avançada fase de execução no Brasil, Paraguai, Argentina e Chile e, quando concluída – a previsão é para o final de 2026, vai ligar o Porto de Santos ao Porto de Antofagasta, no Chile.
Para se ter uma ideia da complexidade dessa obra, ela irá unir rodovias dos quatro países, modernizando e alterando trechos já existentes, construindo muitos outros que sequer existiam e até uma moderna ponte, ligando Porto Murtinho no Mato Grosso do Sul a Carmelo Peralta, sobre o rio Paraguai.
O principal objetivo dessa rota é criar um novo eixo de desenvolvimento regional, abrindo também uma passagem para que as commodities e produtos brasileiros cheguem aos portos do Pacífico, encurtando por exemplo, o tempo de exportação para os países da Ásia em até 21 dias.
Falando especialmente do Transporte Rodoviário de Cargas, a Rota Bioceânica poderá representar mais oportunidades de negócios, novos mercados regionais para explorar, menores custos com viagens, mais crescimento e mais empregos.
Mas será que de fato as obras estão avançando? Como será e por onde passará essa rota depois que sairmos do Brasil e entrarmos no Paraguai? Que tipo de rodovias, como será a sinalização, a estrutura, o perfil das estradas ao longo não só do nosso país, mas dos demais países? Como resolver a travessia rodoviária da Cordilheira dos Andes, até chegarmos nos portos chilenos? São essas e muitas outras perguntas que a Expedição FENATAC Rota Bioceânica pretende responder.
A expedição, que sairá de Campo Grande - MS no próximo dia 28 de setembro, será realizada em dois carros, unindo a Federação Interestadual das empresas de Transporte de Cargas e Logística – FENATAC e a Federação das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia – FETRAMAR. Serão quase quatro mil quilômetros percorridos entre ida e volta, em sete dias de viagem. À frente dessa jornada estarão o presidente da FENATAC, Paulo Afonso Lustosa, o vice-presidente e presidente do SINDIBRAS, Camilo Marra e o presidente da FETRAMAR, João Rezende.
Acreditamos no esforço dos quatro países para transformar o sonho em realidade e queremos ver de perto, tirar nossas próprias conclusões, contribuir de alguma forma para que as empresas transportadoras de cargas possam verdadeiramente usufruir desta nova rota, com segurança e muita prosperidade.
Essa expedição com certeza irá gerar muita informação relevante, muito conteúdo técnico que será amplamente divulgado e compartilhado com todos os interessados no tema.
E você poderá acompanhar diariamente essa grande jornada, através dos diversos canais da FENATAC:
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Vamos juntos nessa expedição, abrindo caminhos para que os transportadores rodoviários de carga possam expandir suas fronteiras e crescer cada vez mais!
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