Em uma rara aparição pública, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, esteve na região de Kazan, capital e maior cidade da República do Tartaristão, para ver de perto os novos caminhões Kamaz 54901.
O caminhão é chamado de versão “anti-sanção”, e, apesar de ter sido desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, agora é equipado com tecnologia de “países amigos”, como a China.
Quase toda a estrutura do chassi e cabine é construída na Rússia. Motor, de 482 cavalos, e câmbio são chineses, e várias outras tecnologias presentes no pesado vem de outras regiões.
“Fornecedores e fabricantes de transmissões automáticas, eixos motrizes, sistemas de combustível e outros componentes foram substituídos, e a produção do Kamaz 54901 não depende mais do fornecimento de componentes de países hostis. Isto permite à Kamaz garantir aos seus clientes a disponibilidade de peças de reposição e um serviço de alta qualidade para os veículos fornecidos”, disse a montadora, em comunicado.
Na última quinta-feira, o presidente da Rússia esteve na região, para conhecer os novos caminhões. Um vídeo publicado pelo Kremlin mostra Putin dirigindo um dos caminhões.
Além dos caminhões, o presidente destacou investimentos em infraestrutura na região, com a construção da nova rodovia M-12, que ligarão São Petesburgo a Vladivostok, com 12 mil quilômetros de extensão. O trajeto será a base das rotas de alta velocidade do país.
Comentarios