top of page

Wheichai apresenta motor a gás de 16 litros com potência de 750 cv e torque de 3.400 Nm


Imagem de Wheichai / Divulgação
Imagem de Wheichai / Divulgação

A fabricante de motores Wheichai, da China, anunciou recentemente seu novo motor a gás, para operações rodoviárias que exigem grandes potências. De acordo com a empresa, o novo motor WP16NG-4.0 tem 15,7 litros de cilindrada, com seis cilindros, e oferece potência máxima de 750 cavalos, com torque de 3.400 Nm.

Para se ter uma ideia da evolução desses motores a gás da Wheichai, o Volvo FH16 750, que foi por muito tempo o caminhão mais potente do mundo, também usa um motor de 16 litros e seis cilindros, com potência de 750 cavalos, e o torque fica pouco acima do motor chinês, com 3.550 Nm.

O novo motor WP16NG-4.0 da Wheichai é o irmão maior de uma linha de motores que variam de 3.6 litros até os 16 litros, atendendo a uma série de segmentos de transporte na China.

A meta da fabricante para esse motor é atender ao transporte de cargas em regiões montanhosas do sudoeste da China, onde a demanda por potência é alta, e os transportadores buscam reduzir as emissões de poluentes.

Esse motor teve a cilindrada ampliada, além de receber mais tecnologia, em relação aos modelos anteriores chamados de WP15NG-4.0. Com as atualizações, a potência aumentou quase 20%, o que garante mais torque, mais velocidade média e maior capacidade de rampa para os veículos. O consumo de gás também caiu, em 6%, em relação à geração anterior.

A Wheichai é a maior fabricante de motores da China e a principal fornecedora de motores a gás para as montadoras da região.

Comments


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page