Acordo busca consolidar litoral paulista como polo offshore
- Fenatac Comunicação
- 27 de jun.
- 2 min de leitura
Por Portal Be News
26 de junho de 2025 às 9:12
Da Redação

Parceria firmada na abertura do SP Offshore 2025 prevê ações conjuntas entre Petrobras, governo de SP, InvestSP e Brenc para fortalecer cadeia de petróleo, gás e energia
A abertura oficial do SP Offshore 2025, realizada na quarta-feira (25) no Santos Convention Center, em Santos (SP), marcou a formalização de um protocolo de intenções entre a Petrobras, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a agência InvestSP e o Brazilian Energy Council (Brenc). O acordo tem como objetivo impulsionar o setor offshore no litoral paulista e fortalecer a cadeia produtiva nacional de petróleo, gás e energia.
O documento foi assinado pelo gerente executivo de Projetos de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, Dimitrios Magalhães; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima; pelo diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo; e pelo diretor-fundador da Brenc, Eduardo Varela. A iniciativa prevê a cooperação institucional, técnica e operacional entre os entes envolvidos para a implementação de ações voltadas à infraestrutura, capacitação de mão de obra, inovação, ambiente regulatório e sustentabilidade.
Segundo Dimitrios Magalhães, o protocolo sela o início de um trabalho conjunto voltado ao aproveitamento do potencial offshore do Estado. “Este protocolo de intenções formaliza o início das ações conjuntas que serão traçadas e executadas pela Petrobras, Estado de São Paulo, InvestSP e Brenc visando o estudo de oportunidades que englobem toda a logística, mão de obra, financiamento e ambiente regulatório necessários para o desenvolvimento das operações offshore, e está alinhada com a estratégia corporativa de reforçar as cadeias produtivas brasileiras e as vocações regionais, dentro de uma lógica empresarial e com custos competitivos”, afirmou.
A parceria está alinhada ao Planejamento Estratégico 2050 e ao Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras, que preveem investimentos totais de US$ 111 bilhões. Desses, US$ 77 bilhões serão destinados ao desenvolvimento de projetos de produção e exploração, incluindo bacias no litoral de São Paulo.
Durante a cerimônia, a gerente executiva do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), Lilian Barreto, reforçou o papel estratégico da região para a segurança energética do Brasil. “A Petrobras responde por 90% da produção nacional de óleo e gás natural, sendo boa parte oriunda das nossas bases no litoral paulista. Fomentar ações que visam o investimento e o desenvolvimento do potencial offshore da região colabora para a sustentabilidade do nosso negócio e do fortalecimento do setor no Brasil”, destacou.
O SP Offshore 2025 reúne representantes da indústria, do setor público e de entidades setoriais para discutir oportunidades e desafios da exploração e produção offshore, com foco na integração entre inovação, transição energética e desenvolvimento regional.
Comentários