Palavra do Presidente

Assim caminha a humanidade

Pres_FENATAC_4.jpg

Quando o automóvel foi inventado e começou a ser produzido em larga escala nos Estados Unidos, lá no início do século XX, houve uma enorme pressão junto ao governo, um forte movimento dos criadores de cavalos e fabricantes de carruagens, no sentido de , segundo eles, evitar que aquela perigosa invencionice se espalhasse, colocando em risco  a tradicional e valorosa sociedade americana.

Mas a  evolução seguiu seu implacável caminho natural. Com ou sem a bênção dos criadores de animais, donos de estábulos, cocheiros, construtores de carroças, o conforto, a praticidade e a rapidez para se deslocar de um lado para o outro dentro de um carro prevaleceram e o resto é história, está nas ruas de cada canto do planeta.

Sempre será assim: para uns, os avanços da tecnologia representarão oportunidades, evolução, praticidade. Para outros nem tanto: pode significar rupturas, dificuldades, mudanças não desejadas e perdas econômicas.

 

No transporte de cargas não é diferente. vimos com satisfação a evolução dos caminhões, a chegada da internet nos nossos negócios e com ela o preciso  controle de jornadas dos motoristas, o exato acompanhamento de  cada viagem, a melhor gestão das despesas, o aumento da segurança não só nas estradas mas nos negócios.

Por outro lado, também surgem  as empresas on line de logística e entregas, com custos menores, mais leves como negócio, mais injustas com quem tem de literalmente dirigir uma transportadora tradicional. São concorrentes que desafiam a legislação vigente, que não são reguladas com o mesmo rigor que sofrem as empresas de transporte. Colocam em risco muitas transportadoras, muitos empregos.

De novo estamos em um momento de transformações e não podemos prever ou impedir as mudanças que chegam, injustas ou não. Entretanto, assim como aconteceu tantas vezes na história, também é nosso dever nos aperfeiçoar, aprender e tentar enxergar oportunidades invisíveis nos diferentes desafios que são colocados em nosso caminho.

Claro que temos de lutar por nossos negócios e a FENATAC está aqui para isso, para defender os interesses dos empresários do transporte, fortalecendo e melhorando a cada dia o setor.

Mas, assim como o homem foi do domínio do fogo até a inteligência artificial, uma coisa é certa: quem enxergar as oportunidades, se aperfeiçoar, se adaptar, pode ficar mais descansado: pegou a estrada do sucesso.