top of page
Buscar

Ampliação de serviços: SEST SENAT inaugura nova unidade em Catalão, Goiás, em 1º de fevereiro

Postado em 23/01/2024 às 17:45

Por Redação - Portal Zap Catalão


(Foto: Zap Catalão)


Na próxima quinta-feira, 1º de fevereiro, será inaugurada uma nova unidade do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), no município de Catalão (GO). A entrega é um marco para o setor de transporte já que, com a nova estrutura, o SEST SENAT ampliará o atendimento ofertado na região. A solenidade de inauguração está marcada para as 11 horas, na rua Paralela VII, nº 55, localizado no bairro Copacabana II.

Considerando mão de obra, equipamentos e mobiliários, o valor do investimento na nova sede é de R$ 13 milhões. No local, profissionais de todos os modais do setor de transporte — rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário —, além da população em geral, vão contar com uma estrutura ampla, moderna e eficiente na oferta de serviços de saúde, qualidade de vida e qualificação profissional. Vale ressaltar que, para os trabalhadores do setor de transporte, os serviços são gratuitos.

Com capacidade para realizar cerca de 54 mil atendimentos ao ano, o SEST SENAT de Catalão oferecerá quatro especialidades de saúde: odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Já para qualificar os profissionais para o mercado de trabalho, a unidade contará com serviços de excelência, que contam com tecnologia de ponta, como o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus. Esse recurso é usado para o aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica dos veículos.

Construída sob os preceitos da sustentabilidade, a unidade operacional de Catalão amplia a capilaridade de atendimento do SEST SENAT e, assim, contribui para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas de transporte da região. Decidimos instalar a nova estrutura no município em vista de sua relevância para o estado e para o setor, que atua fortemente na região“, afirma o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.

Em consonância com a afirmação de Vander Costa, o presidente do Conselho Regional do Centro-Oeste, Paulo Afonso Lustosa, ressalta a importância de Catalão. “Por ser o quinto maior PIB do estado, o município tem uma destacada importância para Goiás e para o Brasil, já que conta com indústria mineradora e automobilística, além do agronegócio. Para atender toda essa força de trabalho, a nova unidade já está preparada, a fim de dar suporte à mão de obra de transporte nesse polo de desenvolvimento e, também, a toda a sociedade“, finalizou.


Estrutura


Com 1.889,17m2 de área construída, a mais nova e moderna unidade do SEST SENAT conta com: 1 sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; 3 salas de aula, com capacidade para 25 alunos cada uma; e 1 sala de treinamento de EaD, com capacidade para 18 alunos. Só no ensino presencial, é possível realizar 34.650 atendimentos por ano. Já na área de saúde e qualidade de vida, quatro consultórios estão equipados para os atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia — essa última especialidade, com quatro cadeiras odontológicas.


Homenagem


O SEST SENAT de Catalão receberá o nome de José Rodrigues da Silva Luz, um dos grandes pioneiros do transporte de cargas no Brasil. Conhecido como Zezinho Goiasil, ele começou a trabalhar no setor depois de se mudar da zona rural de Goiás Velho para a capital, Goiânia. Em 1959, com apenas 22 anos, já gerenciava a filial da empresa nacional Transportes Rampa, que operava no estado. Em 1964, fundou a Transportes Goiasil Ltda., que se transformou em uma das principais empresas de cargas fracionadas do Centro-Oeste. A transportadora chegou a ter 13 filiais em todo o país e cerca de 1,8 mil colaboradores.

Zezinho Goiasil foi, também, pioneiro na criação e na consolidação de entidades setoriais de transporte de cargas. Ele atuou como membro-fundador da Assetreg (Associação das Empresas de Transporte Rodoviário de Carga do Estado de Goiás), base para a fundação do Setceg (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Goiás). Além disso, foi membro fundador do Sindibrás (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Distrito Federal). Assim, o empresário teve um papel fundamental para o fortalecimento de empresas transportadoras do estado.


Expansão


O SEST SENAT de Catalão é a primeira unidade operacional da entidade a ser inaugurada em 2024. Ao todo, o país já conta com 165 unidades, sendo sete delas no estado de Goiás, nos municípios de Anápolis, Goiânia, Itumbiara, Luziânia e Rio Verde. Com Catalão, esse número subirá para 166.

A inauguração integra o Plano de Expansão e Melhoria da Rede Física do SEST SENAT em todo o Brasil. A ampliação das unidades permite à entidade oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

Commenti


bottom of page