Dois caminhões de coleta de lixo domiciliar Mack LR Electric totalmente elétricos, foram entregues para a empresa WIN Waste Innovations, que vai gerar energia do lixo para recarga das baterias, em um projeto inédito.
Cada caminhão será responsável pela coleta de 150 metros cúbicos de lixo por dia, em diversas ruas da cidade de Boston, no estado norte-americano de Massachusetts.
O lixo coletado pelos veículos será processado e separado, e o material restante será incinerado em uma usina termoelétrica. Com isso, a WIN Waste Innovations deixará de utilizar mais de 8.000 litros de diesel por ano.
A WIN Waste opera centenas de caminhões de coleta, com várias instalações de transformação de resíduos em energia, aterros sanitários, e outros. A WIN Waste recicla mais de 350 mil toneladas de plástico, papel e metais do fluxo de resíduos e converte mais de 6,4 milhões de toneladas de resíduos pós-reciclados em energia renovável.
“Os caminhões elétricos são uma evolução natural da ênfase da WIN Waste na sustentabilidade e circularidade. Ao recarregar os nossos caminhões Mack LR Electric utilizando a energia gerada a partir dos próprios resíduos que recolhem, estamos reforçando ativamente os nossos próprios objetivos de sustentabilidade, bem como os dos nossos clientes”, disse Dan Mayo, CEO da WIN Waste Innovations.
Os caminhões Mack LR Elétricos tem 376 kWh de capacidade nas baterias, que garantem uma grande autonomia para os veículos, mesmo utilizando tomadas de força para movimentação dos implementos.
A potência dos motores é de 450 cavalos, com 5.500 Nm de torque já a partir da primeira rotação do motor. O sistema de frevagem regenerativa de duas fases ajuda a recuperar a energia das centenas de paradas que o veículo faz todos os dias.
Comments