top of page
Buscar

Caminhões Mack sairão de fábrica abastecidos com HVO



A Mack, fabricante de caminhões norte-americana que faz parte do Grupo Volvo, acaba de anunciar a mudança no abastecimento de caminhões recém-produzidos. De acordo com a montadora, a partir de agora, ao invés de diesel fóssil, os caminhões serão abastecidos com HVO, ou óleo vegetal hidrotratado. A novidade será usada na linha de produção em Lehigh Valley Operations, em Macungie, Pensilvânia.


“A utilização do HVO ajudará a Mack em sua jornada para promover a descarbonização da indústria de transporte. Seja através do uso de HVO ou através do desenvolvimento de veículos elétricos a bateria (BEVs), a Mack está comprometida em reduzir sua pegada de carbono e alcançar nossos objetivos de sustentabilidade”, disse Jonathan Randall, presidente da Mack Trucks North America.

A produção na fábrica da Pensilvânia abrange toda a linha pesada da Mack, e o uso de HVO poderá reduzir as emissões da unidade em 18%. Além disso, outras fábricas da montadora, como a Roanoke Valley Operations (RVO) em Salem, Virgínia, onde é produzida a linha MD, também devem começar a usar HVO até o final desse ano.

Chamado de diesel renovável, o HVO é um combustível que tem as mesmas propriedades químicas e físicas do diesel feito a partir do petróleo, mas reduz significativamente as emissões de poluentes, especialmente o CO2.

Com isso, o combustível pode ser usado como um substituto imediato para o diesel convencional, melhorando a sustentabilidade das operações sem perda de potência ou aumento de consumo, por exemplo. O uso de HVO também não exige mudanças nos motores.

O HVO é produzido a partir de óleos vegetais e sebo animal, e é processado em um sistema de hidrotratamento, para atingir altos níveis de pureza. Com esse processo, ele pode ser usado, transportado e armazenado da mesma forma que o diesel.

bottom of page