Entre as regras do transporte de cargas, algumas são mundiais. É o caso da amarração das cargas transportadas, onde é necessário fixar cada tipo de carga da maneira mais eficiente possível sobre a carroceria do veículo.
Além disso, cargas metálicas ou longas podem escorregar uma sobre as outras, necessitando sempre de uma amarração mais eficiente. E um caminhoneiro australiano sentiu isso na pele, ao ter seu caminhão atravessado por tábuas de madeira.
A carga de tábuas de madeira foi colocada sobre uma carreta própria para o transporte de cargas mais leves, que não tem a parte frontal, ou maial, reforçada para suportar o peso da carga.
Durante a viagem, o motorista realizou uma frenagem brusca, e a carga avançou sobre a cabine, rompendo as cintas e atingindo a lataria do veículo.
Como o caminhão em questão, um Mitsubishi Fuso Shogun tem janelas traseiras, a carga quebrou o vidro e avançou sobre a parte interna da cabine. As tábuas chegaram a atravessar o para-brisa, e atingiram o painel e o volante.
Por muito pouco, o caminhoneiro não foi atingido e conseguiu sair da cabine sozinho, sem ferimentos.
A Agência Reguladora Nacional de Veículos Pesados da Austrália divulgou as fotos e informações do acidente, e deixou um alerta, para que os motoristas sejam mais cuidadosos na hora de amarrar suas cargas.
Comments