top of page
Buscar

CNT apresenta produtos e serviços a empresários do transporte

POR IMPRENSA | JUL 13, 2023 | NOTÍCIAS, OUTROS, SERVIÇOS

A exposição foi no âmbito do Grupo de Trabalho Técnico em ESG do Sistema transporte

Os trabalhos desenvolvidos pela Confederação Nacional do Transporte (cnt) foram tema central de reunião realizada, nesta terça-feira (11), com empresários e representantes de empresas que fazem parte do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) em ESG do Sistema Transporte. Os integrantes do grupo haviam solicitado à CNT uma apresentação para conhecer mais profundamente o acervo da instituição que subsidia a atuação da CNT em defesa dos interesses do setor.

“A CNT desenvolve trabalhos, análises e pesquisas sobre o setor e a infraestrutura de transporte. São dados e informações levantados para os empresários e as instituições que dialogam com a CNT nos âmbitos institucional, político, socioeconômico, acadêmico e ambiental. A CNT faz análises para o país, mas é possível realizarmos recortes estaduais em função da necessidade dos empresários, que são a nossa razão de existir”, ressaltou o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

O termo ESG (Environmental, Social and Governance – sigla em inglês) conceitua a busca por alinhar as empresas às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança. Na reunião, houve ainda a troca de experiências. A Bravo serviços Logísticos falou sobre a prática ambiental realizada pela empresa e destacou que conta com a expertise da CNT nos trabalhos e estudos de fontes energéticas utilizadas pelo setor de transporte.

No encontro, a produção técnica da CNT foi apresentada pelas gerentes executivas Ambiental, Erica Marcos, e de Economia, Fernanda Schwantes. Os estudos, os documentos técnicos e as pesquisas, além de análises de indicadores do setor e de impacto regulatório, entre outros trabalhos, têm como objetivos subsidiar as ações de representação e esclarecer a sociedade sobre o setor. Ou seja, a entidade produz conhecimento para que a defesa de interesses na área seja respaldada sob embasamento técnico. Além disso, a CNT acompanha permanentemente os principais problemas e gargalos percebidos pelas empresas do transporte em todas as modalidades, para propor soluções a fim de reduzir custos e tornar o país mais competitivo no âmbito de negócios.

As análises encontram-se no site oficial da CNT, na forma de boletins e informes. Há, também, a compilação de dados e indicadores em formato de painéis de consulta dinâmica, que servem de parâmetro para diversos segmentos ligados ao transporte. As consultas interativas permitem o recorte de informações de diferentes ordens: cargas, passageiros, origens, destinos, acidentes e produtos, além de empregos no setor.

Com o intuito de ampliar e promover a performance ambiental do setor transportador e amenizar ou, até mesmo, evitar os impactos ambientais advindos da atividade, a CNT, em parceria com o SEST SENAT, criou, há 16 anos, o Programa Ambiental do Transporte: o Despoluir. Ao longo de sua trajetória, a iniciativa tem engajado o setor em ações de sustentabilidade. O empenho do Despoluir e a parceria que o programa viabiliza com as empresas de transporte, caminhoneiros autônomos e organizações nacionais e internacionais têm sido fundamentais para o sucesso da Confederação na busca pelo caminho da descarbonização, do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade ambiental do setor transportador.

Um dos principais estudos apresentados ao grupo foi a tradicional Pesquisa CNT de Rodovias, que se encontra, em 2023, em sua 26ª edição. Muitos governadores e parlamentares se pautam nesse estudo para tratar sobre a situação das rodovias e saber os trechos que devem ser priorizados quanto à recuperação e às melhorias. Com isso, as Unidades da Federação que têm restrição orçamentária acabam economizando os recursos que usariam para fazer esse rastreio das vias que estão sob sua responsabilidade.

Comments


bottom of page