Desafios da infraestrutura pautam o Tocantins Export
- Fenatac Comunicação

- 15 de mai.
- 2 min de leitura
Por Portal Be News
15 de maio de 2025 às 10:16
Da Redação

Fórum estadual debate a logística no Arco Norte e o papel da região do Matopiba na expansão da fronteira agrícola brasileira
Tem início nesta quinta-feira, dia 15, em Palmas, o fórum estadual Tocantins Export. O evento promovido pelo Grupo Brasil Export vai até sexta, dia 16, e terá como destaque os debates sobre desenvolvimento regional, logística e multimodalidade no escoamento da produção. Realizado paralelamente à feira Agrotins, o encontro reúne autoridades e representantes do setor produtivo para discutir os caminhos da integração e os gargalos que ainda limitam a competitividade do Centro-Norte brasileiro.
Um dos principais eixos da programação será o potencial econômico da região do Matopiba — fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O debate sobre esse tema contará com a participação do secretário de Planejamento e Orçamento do Tocantins, Sergislei Silva de Moura; do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no estado, Luiz Antônio Ehret Garcia; do gerente de relacionamento institucional da VLI, Anderson Abreu; e do presidente da Granel Química no Brasil, Edson Souki. A moderação será de Núria Bianco, diretora de Inteligência de Mercado do Grupo Brasil Export.
A eficiência dos corredores logísticos para o Arco Norte e os desafios do escoamento da produção agrícola da região também estarão em pauta. O tema será abordado em painel com o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), o presidente do Porto Praia Norte, Klaus Weyand, o coordenador de estudos de projetos do Porto do Itaqui, Gustavo Lago, e o presidente da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac), Paulo Afonso Lustosa. A mediação será feita por Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News.
No dia seguinte, os debates serão retomados com foco na necessidade de ampliar a integração entre diferentes modais de transporte. O desafio da multimodalidade para as cargas produzidas no Centro-Norte será discutido pelo secretário de Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café de Sá; pelo presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sergio Aquino; pela gerente jurídica da Companhia Docas do Pará, Fernanda Araújo; e por um representante da VLI. A mediação também ficará a cargo de Leopoldo Figueiredo.
A programação inclui ainda apresentações sobre fiscalização e regulação do transporte terrestre e hidroviário, infraestrutura no Tocantins e uma participação especial do Sebrae Tocantins, além da presença de autoridades estaduais e federais na cerimônia de abertura do fórum.







Comentários