Europa constrói maior túnel imerso do mundo com a mesma técnica que será usada na ligação Santos-Guarujá
- Fenatac Comunicação
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Portal NTC

Túnel submerso que ligará as duas cidades do litoral paulista utilizará a mesma tecnologia adotada na obra do Fehmarnbelt, entre Alemanha e Dinamarca
O futuro túnel submerso que ligará Santos a Guarujá, um dos projetos de infraestrutura mais aguardados do litoral paulista, adotará a mesma tecnologia de construção utilizada no maior túnel imerso do mundo, atualmente em execução na Europa. A informação reforça a viabilidade técnica e a modernidade da obra brasileira, que já tem cronograma em andamento e promete revolucionar a mobilidade urbana na região.
O projeto europeu é o Túnel de Fehmarnbelt, uma conexão estratégica de 18 km que atravessa o Mar Báltico entre a Dinamarca e a Alemanha. A obra usa a técnica de túnel imerso, sistema que será replicado no Brasil para a travessia entre Santos e Guarujá, segundo detalhou o Governo de São Paulo e o Ministério dos Transportes.
O que é um túnel imerso?
Diferente dos túneis escavados no subsolo, o túnel imerso é construído em segmentos de concreto pré-moldado, que são posteriormente submersos e encaixados no leito marinho, como peças de um grande quebra-cabeça. Essa técnica é considerada mais eficiente e menos impactante em regiões costeiras e áreas urbanas densas.
O Fehmarnbelt Tunnel, em construção desde 2020, será o maior túnel imerso do mundo, com previsão de entrega para 2029. A estrutura ligará as cidades de Rødbyhavn (Dinamarca) e Puttgarden (Alemanha), encurtando uma viagem que hoje leva cerca de 45 minutos de balsa para apenas 10 minutos de carro ou 7 de trem. O investimento total ultrapassa € 7 bilhões (aproximadamente R$ 41 bilhões).
Com capacidade para veículos e trens, o túnel terá duas vias férreas e quatro faixas rodoviárias, e deve impulsionar o transporte de carga e passageiros em toda a Europa do Norte.
A ligação Santos–Guarujá: o projeto brasileiro
Com cerca de 860 metros de extensão, o túnel entre Santos e Guarujá terá capacidade para veículos leves, caminhões e ônibus, além de uma faixa exclusiva para ciclistas e pedestres. A obra está orçada em R$ 6 bilhões, com execução prevista pelo modelo de Parceria Público-Privada (PPP).
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a fase de licenciamento e análise ambiental está em andamento, e o início da construção está previsto para 2026, com conclusão estimada entre 2030 e 2031.
Benefícios esperados
Hoje, a ligação entre Santos e Guarujá depende da travessia de balsas, que atende mais de 90 mil pessoas por dia e enfrenta congestionamentos constantes. Com o túnel, a estimativa é que o tempo de deslocamento caia para menos de cinco minutos, com impacto direto no transporte de cargas e na logística portuária.
Além da mobilidade, a obra deve:
reduzir emissões de gases poluentes;
diminuir o tráfego nas vias centrais das cidades;
impulsionar o turismo e o comércio local;
gerar milhares de empregos diretos e indiretos durante a construção.