Evento discute desafios e soluções para a gestão de trânsito e transporte no Brasil
- Fenatac Comunicação

- há 14 minutos
- 2 min de leitura
Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade
Por Mariana Czerwonka Publicado 21/11/2025 às 18h00

Nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), sediará o evento “Desafios e Soluções na Gestão de Trânsito e Transporte”. A iniciativa reunirá especialistas, gestores públicos, acadêmicos e profissionais do setor para debater os rumos da mobilidade urbana no país.
Promovido pelo projeto AEA Convida, o encontro será híbrido – com participação presencial e transmissão online – e tem como propósito capacitar profissionais e estudantes, estimular práticas sustentáveis e difundir inovações tecnológicas aplicadas à gestão do trânsito e transporte.
De acordo com a organização, as atividades do AEA Convida buscam fortalecer o diálogo entre os setores público e privado, promover o intercâmbio de experiências e estimular soluções integradas para os desafios diários da mobilidade. O público também poderá acompanhar o evento ao vivo pelo canal Escala Humana no YouTube (youtube.com/@portalescalahumana).
Destaque da programação: mini-curso com Celso Mariano
Entre os destaques da programação está o mini-curso “Gestão Estratégica da Educação para o Trânsito: do Diagnóstico à Ação”, que será ministrado por Celso Alves Mariano, especialista em trânsito, diretor do Portal do Trânsito e da Tecnodata Educacional.
Com vasta experiência em educação e comunicação voltadas à segurança viária, Celso Mariano abordará estratégias práticas para o planejamento e execução de programas educativos, mostrando como o diagnóstico correto pode orientar ações eficazes na formação de condutores e na redução de sinistros.
“A educação para o trânsito precisa ser planejada com base em dados reais e em uma visão estratégica. Quando gestores e educadores compreendem o contexto e envolvem a comunidade, o resultado é um trânsito mais seguro e humano”, explica o especialista.
O mini-curso é voltado a educadores, instrutores, gestores públicos, agentes de trânsito e estudantes. Ele promete oferecer uma abordagem atual e inspiradora sobre os caminhos possíveis para transformar a realidade do trânsito brasileiro por meio da educação.
Integração, conhecimento e sustentabilidade
Além das palestras e debates técnicos, o AEA Convida terá uma atividade especial. Os participantes concorrerão ao sorteio de duas mountain bikes, reforçando o compromisso do evento com a mobilidade ativa e sustentável.
Durante os três dias de programação, o público poderá acompanhar discussões sobre transporte público, planejamento urbano, tecnologias emergentes e políticas de segurança viária. Esse são temas que refletem a urgência de repensar o modelo atual de mobilidade nas cidades brasileiras.
Ao reunir especialistas de diferentes áreas, o evento pretende contribuir para a construção de soluções integradas e sustentáveis. Dessa forma, capazes de tornar o trânsito mais eficiente, seguro e inclusivo.
Serviço
Evento: Desafios e Soluções na Gestão de Trânsito e Transporte.
Data: 1º, 2 e 3 de dezembro de 2025.
Local: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – Campus São Leopoldo – Auditório Sérgio Concli Gomes.
Transmissão ao vivo: Canal Escala Humana no YouTube.







Comentários