Por Comunicação Fenatac | 07/06/2023
Nesta terça-feira, a FENATAC, representada pelo diretor Humberto Junqueira, a pedido do nosso presidente Paulo Afonso Lustosa, participou do encontro promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico , Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (CODESE), com o secretário de governo José Humberto Pires de Araújo e a vice-governadora Celina Leão, em Brasília. O encontro foi para que o governo apresente as diretrizes e ações estruturantes para o mandato que vai até 2026, sempre pensando no projeto a Brasília que queremos até 2040.
No evento, o GDF apresentou diversas ações e projetos de curto e médio prazo, que já estão em fase de implantação, incluindo o projeto de desenvolvimento econômico e infraestrutura, muito importantes para o setor de transportes.
O presidente do CODESE, Leonardo Ávila, falou brevemente das 210 ações estruturantes propostas pelo Conselho e que convergem com o Plano de Governo. Além da pauta de habitação, o desenvolvimento econômico e a mobilidade urbana estão no radar para os próximos meses. “Entre as nossas 210 propostas, temos 76 prioritárias para serem tratadas em 2023. Tem na área de desenvolvimento urbano essa demanda grande de oferta de moradias populares, não só de regularização, como oferta de moradia que há muitos anos temos sentido falta aqui no DF. O desenvolvimento de polos nas cidades para geração de emprego e renda nas regiões administrativas também é uma pauta importante, assim como a mobilidade urbana”, complementa.
Durante a apresentação do governo no evento do CODESE, o secretário José Humberto Pires de Araújo apontou que 93% das metas estabelecidas como prioridade pelo Conselho constam no plano de governo. “Demonstra a sinergia entre a sociedade civil organizada e o GDF. Estamos fazendo investimentos importantes, ouvindo a sociedade, o que representa o desenvolvimento econômico e social do DF”, finalizou. Ainda segundo o secretário, os encontros com o Codese serão semestrais.
O presidente Paulo Afonso Lustosa considera de grande importância a participação da nossa federação na discussão de projetos e na sugestão de caminhos para o desenvolvimento, não só do Distrito Federal, como de todos os estados que representam a nossa federação. "A presença da FENATAC em grupos de trabalho dos governos estaduais e federal, na relação com o parlamento brasileiro e as assembleias legislativas e na elaboração de políticas de governo, é fundamental para que nosso setor, os empresários do transporte da nossa região, tenham visibilidade cada vez mais respeito e para que possamos ver as nossas demandas sendo atendidas passo a passo, ano a ano."
Segundo o presidente Paulo Afonso Lustosa, "a FENATAC continuará marcando presença e participando efetivamente das reuniões e das discussões de melhorias econômicas e de infraestrutura no Distrito Federal, através do CODESE.
Comments