FENATAC se reúne com ANTT e Ecovias Cerrado para discutir balança dinâmica em Goiás
- Fenatac Comunicação
- há 21 minutos
- 2 min de leitura
Comunicação FENATAC | 06/11/2025

Na última terça-feira, 4 de novembro, a Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística - FENATAC teve uma importante reunião na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT em Brasília, com a diretoria da concessionária de rodovias - Ecovias Cerrado e a equipe de gerenciamento de fiscalização de balanças da ANTT, para entender a operação da balança dinâmica, localizada perto da cidade de São Simão em Goiás, que faz as pesagens dos caminhões enquanto passam pela rodovia, sem a necessidade de parar ou reduzir a velocidade.
No encontro, o presidente da FENATAC, Paulo Afonso Lustosa, levou as inúmeras queixas dos transportadores, com relação as constantes multas que vem sendo aplicadas nesse trecho, por excesso de peso.
Muitas empresas questionam essas infrações, alegando que saem com o peso correto dos embarcadores e que só tem conhecimento dessas multas, mais de um mês depois da pesagem dinâmica, sem ter a possibilidade de corrigir eventuais distorções ou erros em suas jornadas.
A ANTT e a Ecovias Cerrado explicaram em detalhes como funciona e como é aferida essa balança, indicando que trata-se de uma tecnologia avançada, já utilizada em diversos países e constantemente aferida pelo INMETRO. E a capacidade dessa balança dinâmica impressiona.
Segundo a ANTT, só até julho desse ano, já foram pesados mais de um milhão de caminhões que passaram no trecho, sendo que cerca de 15% deles, estariam com excesso de carga.
A concessionária alega que a balança dinâmica faz com que quase 100% dos caminhões que passam por lá sejam pesados, o que naturalmente, segundo eles, proporcionalmente aumentaria o número de infrações. Entretanto, todos concordaram que é preciso evoluir ainda mais e que os transportadores de fato precisam ter acesso a estas autuações com muito mais celeridade, até para corrigir distorções de peso e evitar novas multas.
A ANTT e a Ecovias Cerrado se comprometeram a estudar uma maneira de informar com rapidez as empresas transportadoras sobre essas autuações e, segundo eles, em breve vão apresentar uma solução.
Também, ficou acordado uma apresentação detalhada de como funciona a balança dinâmica, em reunião virtual que a FENATAC e sindicatos irão promover. Será a oportunidade para que os empresários possam conhecer de fato essa tecnologia e tirar suas dúvidas sobre o tema.
Representando os transportadores, além do presidente Paulo Afonso Lustosa, estiveram presentes na reunião, a assessora da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC & Logística, Edmara Claudino, o diretor da federação, Humberto Junqueira e o assessor Bruno Lustosa.
Estaremos acompanhando de perto a evolução desse encontro, cobrando os avanços solicitados e prontos para orientar nossos transportadores.



