top of page

Fé na Estrada – Caminhoneiro cria grupo de oração entre colegas que viaja todo o Brasil

Imagem de Rafael Brusque Toporowicz / Blog do Caminhoneiro
Imagem de Rafael Brusque Toporowicz / Blog do Caminhoneiro

Jurandir Soligo é um caminhoneiro natural de Santa Catarina, que há mais de 20 anos viaja pelo Brasil a bordo de um caminhão. Apesar de tantos anos na estrada, o caminhoneiro nunca deixou de lado a sua fé católica, e sempre se manteve firme em orações, em uma profunda conexão espiritual com Deus.

Nos últimos anos, após conversas com colegas, decidiu criar um grupo de oração entre caminhoneiros. A ideia, iniciada em 2019, levou bastante tempo para ser concluída, já que enfrentou alguns percalços até que tudo estivesse de acordo com as regras solicitadas pela Associação Evangelizar É Preciso, comandada pelo Padre Reginaldo Manzotti.

De acordo com o caminhoneiro, que sempre acompanhou as orações do padre em suas viagens, ele viu a oportunidade de criar o grupo com a Capelinha de Jesus das Santas Chagas, hoje companhia fixa das viagens do grupo. A capela é fornecida pela Evangelizar, mas precisa que o grupo tenha endereço e local para reuniões mensais. O que não é o caso dos caminhoneiros, que estão sempre na estrada.

Então, de forma inédita, após muita determinação por parte de Jurandir, foi criado um grupo com oito motoristas inscritos, e a primeira capelinha foi recebida com grande celebração.

Com o passar do tempo, o grupo cresceu, assim como o número de capelinhas, e hoje são 50 caminhoneiros inscritos. Além de rotas por todo o país, o grupo tem caminhoneiros que fazem rotas para os países do Mercosul, e a capelinha de Jesus das Santas Chagas viaja para Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Mesmo não tendo local fixo para as reuniões e orações, os caminhoneiros mantém um grupo ativo por meio do Whatsapp. As capelinhas viajam na cabine, acompanhando os motoristas, e, quando se encontram, depois de rezar, fazem a troca da abençoada carona, que viaja para novos rumos com outro motorista.

Hoje, os caminhoneiros do grupo de Jurandir já têm cinco capelinhas, e a sexta deve chegar em breve. Além disso, está sendo criada uma página nas redes sociais, onde as viagens e locais de oração serão compartilhados, para que novos caminhoneiros possam ingressar e participar dessa emocionante jornada de fé.

Em viagem recente ao Paraná, Jurandir esteve em São Mateus do Sul, e o Blog do Caminhoneiro pôde conversar com ele e com a caminhoneira Silvia Raquel, que é uma das novas integrantes do grupo, e levou a capelinha após a entrega de Jurandir.

 
 
 

Comentários


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page