Buscar

Governo anuncia medidas para incentivar uso do biometano

Fonte: NTC & Logística

22/03/2022


O governo federal anunciou na segunda-feira, 21, um pacote de medidas para incentivar a produção e o uso do biometano, combustível alternativo, renovável, que pode substituir o gás natural, o diesel e a gasolina em aplicações agrícolas e rodoviárias. Exemplos recentes são o trator movido a biometano, da New Holland, e os caminhões da Scania.


Uma portaria que cria o Metano Zero, Programa Nacional de Redução de Emissões de Metano, foi assinada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e ampliará o tratamento dos resíduos urbanos e rurais para aproveitamento em biometano.


Bento Albuquerque, titular da pasta de Minas e Energia, assinou outra portaria que inclui investimentos em biometano no Reidi, Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura. Assim, novos projetos ficarão isentos de cobrança de PIS/Cofins para aquisição de máquinas, materiais de construção e equipamentos.


O governo calcula investimentos superiores a R$ 7 bilhões para construção de plantas para produção do combustível, que ampliará a oferta com a instalação de corredores verdes para abastecer veículos pesados. Espera a criação de 6,5 mil empregos em 25 plantas