top of page
Buscar

Governo do Acre abre diálogo com Sindicato para melhorias na logística e transporte de carga

POR IMPRENSA | MAR 17, 2023 | NOTÍCIAS, OUTROS

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), abriu diálogo com o Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Carga do Estado do Acre, visando o fortalecimento do setor.

Um encontro entre o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, o diretor de Indústria da pasta, Albert Azenha, e o diretor de Assuntos Aduaneiros, Marcos Moraes, com a presidente do sindicato, Nazaré Cunha, foi realizado na manhã desta segunda-feira, 13, em Rio Branco.

“Estamos muito confiantes na nova gestão do governador Gladson Cameli e no fortalecimento do setor de logística e transportes, naquilo que depende do apoio do Estado”, disse Nazaré Cunha.

O sindicato defendeu a continuidade de implantação do polo logístico e as melhorias das rodovias federais e estaduais. O comércio exterior também foi discutido. “Não podemos falar em comércio exterior sem uma logística adequada e uma infraestrutura que permita o transporte de bens e pessoas com segurança, além de trâmites fronteiriços simplificados”, acrescentou Nazaré Cunha.

Assurbanipal Mesquita garantiu a construção de uma agenda positiva que garanta a evolução dos transportes dentro e fora do estado. Ele defendeu negociações conjuntas entre o governo e a iniciativa privada, com a incorporação de inovações tecnológicas e operacionais. O setor emprega mais de três mil pessoas direta e indiretamente.

“Essa é uma pauta que será construída a muitas mãos, tem questões que envolvem o governo estadual e o governo federal, que exigem apoio de nossa bancada de parlamentares, principalmente, nas questões ligadas ao comércio exterior”, analisou o secretário.

Encontro trinacional

Um Grupo de Trabalho encabeçado pela Seict e a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, planeja junto com autoridades do Peru e da Bolívia, o Encontro Trinacional de Negócios e Turismo. Entre os debates previstos, estão os acordos de transporte internacional terrestre, que contemplam os países do Brasil, Bolívia e Peru e outras federações do chamado cone Sul. O sindicato confirmou presença nas visitas técnicas que ocorrerão até o fim de março nas aduaneiras de Epitaciolândia e Assis Brasil, encontros preparatórios para a agenda entre os governos do Acre, Pando e Madre de Dios.

bottom of page