Governo Federal espera resposta de Estados sobre a subvenção do diesel
- há 4 dias
- 1 min de leitura
Portal Be News
Publicado em 30 de março de 2026

Estados ainda divergem sobre divisão do subsídio ao diesel, enquanto parte já sinaliza adesão à proposta do governo federal, que prevê ajuda de R$ 1,20 por litro importado
A reunião do governo federal com secretários estaduais da Fazenda para discutir a subvenção compartilhada na importação de diesel terminou sem uma definição na semana passada.
O secretário-executivo do ministério da Fazenda, Rogério Ceron, disse, no entanto, que o grupo de Estados resistentes à ideia compreendeu a proposta e deve dar uma resposta até esta segunda-feira, 30, após avaliação dos governadores.
Conforme Ceron, a partir dos esclarecimentos da equipe econômica esses Estados compreenderam as nuances da proposta para tomar uma decisão.
Esse grupo de Estados – não foram divulgados quais – vai levar as informações aos governadores para a tomada de uma “posição definitiva”, conforme o secretário, até esta segunda.
Ceron informou que outro grupo significativo de Estados já sinalizou a adesão à proposta do governo, que prevê uma subvenção de R$ 1,20 por litro do diesel importado, 60 centavos pagos pela União e 60 centavos, pelos Estados.
O assunto foi debatido durante reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão colegiado que reúne representantes dos Estados e do governo federal.
“Entendemos que a reunião foi muito positiva, um debate, de fato federativo, com o espírito de compreender a situação e buscar uma solução. O fato de ter já a sinalização aqui de adesão de um número tão elevado de Estados nos permite concluir que a reunião foi extremamente positiva”, declarou Ceron em entrevista coletiva, após a reunião do Confaz.




Comentários