I.B. Logística reduz tombamentos em 80%
- Fenatac Comunicação
- há 2 dias
- 2 min de leitura

A I.B. Logística, referência nacional em logística agrícola e responsável por transportar mais de 14 milhões de toneladas de cana de açúcar por ano, registrou uma diminuição de 300% nos eventos de fadiga de seus motoristas, 80% nas ocorrências de tombamento e 15% no consumo total de combustível de seus veículos após adotar as soluções da Platform Science, líder em soluções focadas em segurança para o setor de transporte no Brasil e América Latina.
A empresa foi responsável por digitalizar toda a frota de aproximadamente 645 veículos da I.B. Logística. Entre as soluções adotadas pela transportadora se destacam o monitoramento em tempo real do comportamento do motorista, alertas de fadiga e distração, além de relatórios baseados em análises de risco.
“Nós buscávamos alternativas para elevar a segurança em nossas frotas desde 2019, quando iniciamos pesquisas e estudos com as soluções mais vantajosas do mercado na época. Por meio destas pesquisas que chegamos a Platform Science, nossa parceira atual e que nos disponibiliza uma das tecnologias mais modernas: o tablet duo. Com a solução, que é um aparelho que interage com os condutores, alertando sobre tudo que ocorre dentro da cabine, conseguimos reduzir consideravelmente os eventos de fadigas e tombamentos, por exemplo. Além disso, nossos veículos também contam com cinco câmeras de monitoramento, que auxiliam de forma muito mais assertiva na tomada de decisão”, detalha Gabriel Freitas, gerente de monitoramento da I.B. Logística.
De acordo com Rony Neri, diretor executivo da Platform Science na América Latina, a parceria – que acabou de completar um ano – foi pensada para reduzir custos e melhorar a qualidade de vida dos motoristas, além de atender aos padrões de inovação, sustentabilidade e excelência operacional.
“As reduções expressivas nos indicadores de segurança mostram que, quando usada estrategicamente, a inteligência artificial preenche exatamente as lacunas que as empresas mais precisam. Estamos falando de uma tecnologia que fornece insights valiosos para o setor de transportes, garantindo a segurança dos condutores e economia de tempo e dinheiro”, finaliza o diretor.
Soluções da Platform Science
Aumentar a segurança dos condutores e digitalizar a gestão das frotas por meio de imagens e inteligência artificial são alguns dos objetivos da Platform Science. Fundada nos Estados Unidos e com sedes em xx países, incluindo o Brasil, a empresa tem mais de 1,5 milhão de veículos cadastrados e mapeia, anualmente, cerca de 25 bilhões de eventos de trânsito, como fadiga e direção perigosa.
Entre as inovações da companhia, destaca-se a telemetria, que consiste em um monitoramento da frota por meio de imagens tiradas da cabine dos caminhões e das partes externas. Essa tecnologia foi criada para conscientizar os motoristas sobre potenciais riscos causados pelo excesso de velocidade, distrações e uso do celular ao volante, por exemplo. Também é uma forma de avaliar a qualidade da frota, alertando para gastos desnecessários ou necessidade de manutenção.
“Além do registro fotográfico, trabalhamos com dados que estudam a rota dos motoristas. Podemos dizer que nossa tecnologia já tem bastante autonomia para liberar os motoristas de regiões de risco ou caminhos mais longos, tornando o trabalho mais eficaz”, finaliza Neri.
Comentários