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Implemento 4 eixos toma lugar do bitrem

O bitrem, configuração que revolucionou o transporte de cargas no Brasil, permitindo conjuntos com até 57 toneladas de PBTC vem perdendo espaço.


O culpado disso é outra revolução, o implemento de quatro eixos, que permite o transporte de cargas com até 58,5 toneladas, e tem uma série de vantagens em relação ao bitrem.

Esse tipo de implemento tem três eixos em tandem, que compartilham elementos de suspensão, e um eixo direcional, que é afastado dos demais.

De acordo com os transportadores, o conjunto oferece melhor estabilidade na estrada, além do ganho em carga transportada, de 1,5 tonelada, e pode ser tracionado com cavalos mecânicos 6×2, o que reduz o custo de aquisição do conjunto.

O bitrem de sete eixos ainda tem seu espaço. Ele segue com vendas para segmentos como o madeireiro, que precisa de um raio de giro menor, e esse tipo de manobra é facilitada pelo conjunto dispor de uma segunda articulação.

Mas, apesar das vantagens, o implemento de quatro eixos pode ter algumas desvantagens práticas, como o desgaste mais acentuado dos pneus, especialmente no eixo direcional, que pode gerar esforços adicionais nos ombros dos pneus, e de elementos da suspensão.

Mesmo assim, as fabricantes de implementos agora dispõe de praticamente todo tipo de carreta na configuração de quatro eixos, e os transportadores tem optado cada vez mais pela configuração, que já se tornou comum nas rodovias de todo o Brasil.

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