top of page

International testa caminhão sem motorista com automação de nível 4

Imagem de International Motors
Imagem de International Motors

Em parceria com a empresa Plus AI, a International anunciou avanços nos testes com caminhões autônomos, com automação de nível 4, que quer dizer que o caminhão, apesar de ter cabine e posto de condução, não precisa de uma pessoa para viajar por longas distâncias. Toda a tecnologia desenvolvida pelas empresas foi construída em cima da plataforma NVIDIA DRIVE AGX Hyperion, uma das mais avançadas do mercado atualmente.

A ideia é que o sistema seja comercializado em breve. A International fabrica os caminhões prontos para receberem a automação, com inclusão de sistemas de segurança duplicados para direção, freios e outros, e a Plus AI faz a integração de hardware e software para tudo funcionar.

“Estamos entusiasmados com os avanços que estamos fazendo em nosso programa de autonomia com nosso parceiro global de autonomia, a PlusAI. Com base em nossos testes de frota no Texas, a colaboração com a NVIDIA e a PlusAI é um passo importante em nosso caminho para a produção”, disse Tobias Glitterstam, vice-presidente sênior e diretor de estratégia e transformação da International. “Ao combinar computação sofisticada e software de direção autônoma nativo com IA com nossos relacionamentos e insights profundos com os clientes, estamos apoiando a futura implementação de soluções autônomas que trarão valor e confiabilidade reais para o setor de transporte de cargas.”

De fábrica, esses caminhões autônomos sairão equipados com sistemas como lidar, radar e câmeras para uma visão de 360 ​​graus do entorno do veículo, integrados ao sistema de direção autônoma SuperDrive da Plus AI.

A tecnologia permite que o sistema veja o mundo, e a inteligência artificial faz a gestão de cada movimento do caminhão, velocidade, curvas, trocas de faixa e até ultrapassagens, sem a necessidade de intervenção humana.

O nível 4 de automação é um dos mais avançados. Modelos de nível 5, o mais alto, já não terão nem volante dentro da cabine. Apesar de toda a tecnologia e testes promissores, a presença de uma pessoa sentada na direção do caminhão é obrigatória por legislação nos Estados Unidos, para que possa agir se houver qualquer problema.

A expectativa da maioria das empresas é ofertar os caminhões autônomos de nível 4 a partir do ano que vem para compra, voltados especialmente para rotas muito longas, já que não há a necessidade de pausas para descanso e alimentação, melhorando significativamente o tempo das entregas.

 
 
 

Comentários


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page