Obras da Ponte Bioceânica sobre o Rio Paraguai atingem 76% de conclusão
- Fenatac Comunicação

- 23 de jun.
- 2 min de leitura
Por Portal Be News
Atualizado em: 23 de junho de 2025 às 10:56
Da Redação

Projeto interliga rodovias brasileiras ao corredor que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul
A construção da Ponte Bioceânica, que liga o Brasil ao Paraguai sobre o Rio Paraguai, entre os municípios de Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai), já atingiu 76% de execução. A estrutura vai conectar as rodovias sul-mato-grossenses ao corredor rodoviário que integrará os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
De acordo com informações oficiais, o projeto busca melhorar a conectividade entre os dois países, além de favorecer a integração regional e o desenvolvimento econômico na América do Sul.
Atualmente, os trabalhos concentram-se na construção das estruturas principais das vias de acesso e na instalação de elementos complementares de segurança, como guia anticolisão e barreira antissuicídio. Os mastros da ponte estão na 20ª elevação de 27 previstas para cada lado, e o pós-tensionamento dos cabos, fundamental para a estabilidade da obra, está em andamento.
No lado brasileiro, a alça de acesso que ligará a ponte à BR-267, em Porto Murtinho, terá extensão de 13,1 quilômetros. Também serão implantados o contorno rodoviário e o centro aduaneiro, que terão papel no controle da passagem entre Brasil e Paraguai.
O investimento brasileiro no projeto é de R$ 427 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão de conclusão desta etapa é para o segundo semestre de 2026, conforme informações do Ministério do Planejamento e Orçamento.
A ponte terá cerca de 1,3 km de extensão, dividida em três trechos: dois viadutos de acesso em cada margem e um trecho estaiado de 632 metros sobre o rio, com vão central de 350 metros.
A obra, considerada estratégica para o comércio exterior, especialmente para o Paraguai, está a cargo do Consórcio Binacional PYBRA, formado pelas empresas Tecnoedil (Paraguai), Cidade e Paulitec (Brasil), sob fiscalização do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai. O investimento total é de R$ 575,5 milhões, financiados pela administração paraguaia da Itaipu Binacional. A conclusão está prevista para fevereiro de 2026, com atraso de três meses em relação ao cronograma inicial.







Comentários