Petrobras estreia no mercado livre de gás em SP com fornecimento à Suzano
- Fenatac Comunicação
- 19 de mai.
- 2 min de leitura
Por Portal Be News
Atualizado em: 19 de maio de 2025 às 2:07
Da Redação

Acordo cobre cinco unidades da companhia no estado e amplia estratégia da Suzano por eficiência energética
A Petrobras firmou contrato com a Suzano para o fornecimento de gás natural às cinco unidades da companhia no estado de São Paulo. Com o acordo, as fábricas de Jacareí, Limeira, Mogi das Cruzes, Suzano e Rio Verde migram para o ambiente livre de comercialização, consolidando a entrada da Petrobras nesse segmento no território paulista.
A parceria amplia o movimento iniciado pela Suzano em 2024, quando as unidades do Espírito Santo e do Maranhão passaram a operar no mercado livre. Considerada uma das dez maiores consumidoras de gás natural do país, a Suzano busca maior eficiência energética e competitividade em suas operações.
“A migração para o mercado livre no estado de São Paulo é um passo estratégico para fortalecer nossa competitividade e eficiência energética, e reforça nosso compromisso em fomentar um mercado de gás natural mais flexível, dinâmico e competitivo no Brasil”, afirma a gerente executiva de Suprimentos da Suzano, Viviane Lichtenstein.
Para a Petrobras, o contrato representa a consolidação da competitividade de seu portfólio de gás natural e abre caminho para soluções energéticas de baixo carbono voltadas ao setor industrial.
“O mercado industrial consumidor de gás natural em São Paulo é o maior do país e, assim, concentra grandes oportunidades em termos de colocação do gás natural da Petrobras, como a possibilidade de captura de sinergias entre Petrobras e clientes, melhores condições e flexibilidades para o atendimento das demandas dessas indústrias e, por fim, maior competitividade para o setor”, analisa o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.
Para garantir a oferta do insumo, a Petrobras prevê investimentos de US$ 7 bilhões em projetos voltados à expansão da infraestrutura e da capacidade de fornecimento de gás nacional, com o objetivo de reduzir a dependência das importações. A empresa também vem oferecendo contratos mais flexíveis, com diferentes prazos e indexadores, permitindo maior aderência às necessidades dos clientes.
Comments