Piauí enfrenta desafios para expandir exportações e integração logística
- Fenatac Comunicação

- 11 de ago.
- 3 min de leitura
Portal Be News
Atualizado em: 9 de agosto de 2025 às 23:57
Da Redação

Deputados Flávio Nogueira e Júlio César, junto com Fabrício Julião, destacam limitações na infraestrutura e pedem investimentos para ampliar escoamento de cargas
A sessão solene do fórum Nordeste Export, realizada no dia 31 de julho, em Teresina (PI), reuniu autoridades e lideranças do setor para discutir os entraves e as oportunidades para o desenvolvimento da infraestrutura logística e o crescimento das exportações no Piauí. O evento evidenciou o papel estratégico do estado na transição energética e na produção de commodities, além da importância de ampliar a integração dos modais de transporte para otimizar o escoamento de cargas.
O CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, destacou a necessidade de uma maior integração logística no estado para acompanhar o crescimento da produção local. “Precisamos olhar para a integração logística. A importância dessa integração, porque de fato não temos estrutura de ferrovia, não temos estrutura de hidrovias, e não temos essa estrutura do ponto de vista do Brasil, pois só temos rios navegáveis”, afirmou. Ele ressaltou o destaque do Piauí na produção de minério de ferro, mel e outras commodities que impulsionam a economia local. “Nós temos o que transforma uma região, uma cidade, um país, que é o setor logístico portuário. É um setor que gera emprego e renda. O Matopiba é uma realidade, que vai continuar crescendo, com números absurdos. A capacidade de crescimento vai ser muito maior do que nossa capacidade de produzir rodovias, ferrovias e hidrovias. É um tema importante que temos de debater”, completou.
Os deputados federais Flávio Nogueira (PT-PI) e Júlio César (PSD-PI) também participaram da sessão e abordaram as limitações que ainda dificultam o aproveitamento do potencial exportador do estado. Flávio Nogueira apontou que, apesar dos avanços na geração de energia solar e eólica, o Piauí enfrenta dificuldades para escoar o excedente energético. “Nós produzimos mais do que a demanda e não podemos exportar porque não temos linha de transmissão”, explicou. Ele defendeu investimentos em infraestrutura para levar essa energia limpa a outras regiões do país. O deputado também destacou o crescimento das exportações de soja, mel e milho, e mencionou a força da agricultura familiar, mas alertou que a ausência de um porto funcional e a interrupção da navegação no Rio Parnaíba prejudicam o potencial logístico do estado.
Júlio César frisou a importância das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) para o comércio exterior e defendeu a ampliação da ZPE do Piauí, uma das primeiras a sair do papel no país. O deputado também mencionou que o estado poderá aumentar seu protagonismo com a exportação em larga escala de recursos minerais, encontrados em regiões como Piripiri e Paulistana. Ele criticou o atraso nas obras da ferrovia Transnordestina, que ligaria o interior nordestino aos portos, e reafirmou a relevância da infraestrutura logística para fortalecer a posição do Piauí na balança comercial brasileira.
Demais autoridades
A sessão solene contou ainda com a participação de autoridades do setor público e privado, incluindo Helio Teixeira, secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina; Thaís Araripe, diretora-geral da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi); Marcelo Medeiros, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) e vice-presidente da FIEPI; José Roberto Campos, presidente do Conselho Nacional do Brasil Export; Aluísio Sobreira, presidente do Conselho do Nordeste Export; capitão de Fragata Ricardo Ferreira, capitão dos Portos do Piauí; Sergio Aquino, presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop); Angelino Caputo, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA); Ricardo Molitzas, vice-presidente do Instituto Brasil Logística (IBL); Islano Marques, gestor da Área Internacional e de Mercado do Sistema FIEPI e presidente do Conselho do Piauí Export; e Felipe Eulálio, diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI).







Comentários