Por que as carretas americanas se dobram no meio?
- Fenatac Comunicação
- 17 de abr.
- 1 min de leitura

São bem comuns nas redes sociais os vídeos e fotos de carretas norte-americanas que se dobram no meio, com o teto e o piso afundando e as laterais da estrutura se abrindo para os lados.
Esse tipo de acidente geralmente ocorre com implementos carga seca e refrigerados, conhecidos lá nos Estados Unidos como Dry Van e Reefer.
E esse tipo de colapso acontece por problemas estruturais, que podem passar despercebidos no dia a dia do motorista, somado também ao fato de a maioria dos implementos não ter um chassi de longarinas, como usado no Brasil.
Para carretas com carrocerias fechadas, a caixa de carga é parte estrutural do implemento. O chassi existente é instalado na traseira, somente na sessão onde estão os eixos e elementos da suspensão.
Com isso, todos os arcos da estrutura se somam para dar a resistência e suportar o peso da carga, vibrações e etc. nas viagens.
Caso haja problemas com esses elementos da caixa de carga, como batidas, trincas, quebra de rebites e parafusos, o sistema todo pode colapsar. O mesmo também ocorre com o transporte de cargas de peso concentrado, e com a movimentação de empilhadeiras dentro da carreta.
Outro caso que pode acarretar a quebra estrutural do implemento é o acumulo de gelo sobre o teto do implemento, em nevascas.
Por isso, os responsáveis por esse tipo de veículo por lá são sempre alertados sobre possíveis problemas, para evitar acidentes.
Comments