top of page
Buscar

Preço médio do frete por km rodado caiu 10% em um ano

Blog do Caminhoneiro | 05/09/2023

O preço médio do frete por quilômetro rodado fechou julho a R$ 7,19, um recuo de 3,3% ante junho e de 10% em um ano. Os dados são do Índice de Frete Repom (IFR). A Repom é uma marca da Edenred Mobilidade, linha de negócios da Edenred Brasil, e é líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio.


“Em julho do ano passado, o valor estava à média de R$ 8,04 e o litro do diesel acumulava altas consecutivas. De lá para cá, observados uma diferença de -10% em um ano, reflexo de sucessivas quedas do preço do diesel, e também do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre janeiro de 2022 e maio de 2023”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Repom.

De acordo com a Lei nº 13.703/2018, atualizações na tabela do piso mínimo do frete do transporte rodoviário de cargas no País devem ser feitas sempre que houver oscilação no valor do diesel superior a 5%, para menos ou para mais.

“Apesar das consecutivas quedas do preço do diesel nos últimos meses e respectivo impacto no preço médio do frete, o recente aumento da Petrobras no preço do diesel em mais de 25% pode mudar essa trajetória nos próximos meses”, conclui Fernandes.

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Repom.

Marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, a Repom é especializada em soluções tecnológicas de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga e há 30 anos é líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio, com mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos por suas soluções em todo o Brasil.

Comments


bottom of page