Projeto de lei quer dificultar roubo de módulos de caminhões
- Fenatac Comunicação
- 20 de mai.
- 2 min de leitura

Nos últimos anos, a eletrônica tomou conta de tudo nos caminhões, e os módulos usados para ativar as funções dos veículos, como trocas de marchas e controle de injeção de combustível nos motores, são muito caros. Apesar disso, a instalação desses componentes é feita de forma que os roubos se tornaram frequentes, com prejuízos de dezenas de milhares de reais para os transportadores.
Para mudar essa realidade, o Deputado Federal Rodrigo da Zaeli (PL/MT) apresentou o Projeto de Lei 2315/2025, que, se aprovado, obrigará as montadoras a realizarem a instalação desses componentes em locais de difícil acesso e com mecanismos de proteção contra furtos.
De acordo com o texto do projeto, os fabricantes de caminhões com PBT superior a 3,5 toneladas ficarão obrigados a instalar os módulos eletrônicos de controle (tais como ECM, TCM, ABS, SCR e similares) em compartimentos internos de difícil acesso, dotados de mecanismos de proteção física, como travas com chave ou sistemas eletrônicos antifurto.
“Os módulos são essenciais nos sistemas elétricos e eletrônicos dos caminhões. Quando tais equipamentos são retirados, os veículos sequer se movimentam ou têm algumas funções completamente comprometidas, ou seja, ficam inutilizados até a reposição dos aparelhos que podem chegar a custar até R$ 50 mil”, destacou o deputado, na justificativa do projeto.
Para o deputado, a instalação desses componentes em locais mais difíceis de acessar por parte dos criminosos seria uma medida eficaz contra os roubos e furtos.
O projeto foi apresentado na Câmara dos Deputados na última semana, e para virar lei ainda precisa tramitas na Câmara e Senado, além de passar pela sanção do presidente.
Comments